Obras estão dentro do cronograma e também incluem a revitalização da torre e do telhado
Quem passa pela região central de Araxá já pode notar. A pintura externa da Igreja Matriz de São Domingos está bastante adiantada. Esta é uma das últimas etapas do projeto de revitalização do patrimônio. “Está ficando linda e parece até mais iluminada, gostei bastante”, diz a universitária Suely Mendes.
Segundo a engenheira responsável pela obra, Daiana Aquino Moura, 50% do serviço de pintura está concluído. A aposta da equipe responsável pelas obras foi em tons mais claros. “Seguimos os padrões da Igreja, mas em tons mais claros para valorizar a arquitetura e já é possível ver o quanto o resultado está sendo satisfatório”, comenta Daiana.
Além da pintura externa, a obra avança em várias outras frentes. O serviço de impermeabilização e revitalização da torre foi totalmente concluído. O trabalho no telhado também está quase pronto, restando apenas 10% da troca de telhas, calhas e madeiramento. “Ainda temos a demanda do piso para ser feita, a recuperação das escadarias em granito, mas hoje estamos bem dentro do cronograma”, destaca.
A expectativa é de que a obra, que tem quatro etapas, seja concluída em dezembro. O trabalho, que teve início em abril, é realizado pela Fundação Cultural Acia (Facia), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e tem patrocínio da CBMM.
Histórico
Do planejamento ao término, as obras de construção da Igreja Matriz de São Domingos duraram mais de 40 anos. Entre 1911 e 1948 a comunidade religiosa de Araxá acompanhou de perto a evolução dos trabalhos, bem como algumas paralisações.
Segundo registros da Fundação Cultural Calmon Barreto, em 24 de agosto de 1948, o vigário Pe. Philippini anotou nos arquivos o seguinte: “Terminam-se por completo todos os trabalhos de consolidação, revestimento interno e externo, forro e piso da Matriz, a escadaria, as dependências, a sacristia, a torre, a grade em redor da igreja, e jardim; numa palavra, está prompta, acabada a obra que me propuz a fazer. Deo gratias…”
O estilo arquitetônico da Igreja Matriz de São Domingos reúne características romanas com elementos góticos. Destaque para a beleza das pinturas murais, vitrais e elementos decorativos. A reforma que garantirá a preservação deste patrimônio é promovida pela Fundação Cultural Acia (Facia) e tem o patrocínio da CBMM, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.