Cerca de R$ 700 mil foram gastos no trabalho para o restauro completo do templo
A Igreja Nossa Senhora das Dores, construída em meados do século XIX, é um dos mais significativos patrimônios culturais em estilo colonial de Patos de Minas, no Alto Paranaíba e foi reinaugurada com a Festa em Louvor à Virgem das Dores.
Segundo o historiador Geenes Alves Valentim, foram gastos aproximadamente 700 mil reais, provenientes das Leis de Incentivo à Cultura nos âmbitos municipal, estadual e federal, e também de doações da própria comunidade e região.
“Todo o trabalho foi conduzido pela Comissão Comunitária de Pastoral (CCP) a partir de 2005, quando se iniciou a restauração; em 2009, com a criação da Associação dos Amigos da Igreja do Areado, a entidade encampou o processo mediante a apresentação e aprovação de projetos nas Leis de Incentivo à Cultura e ao Patrimônio Cultural. Viabilizados os recursos governamentais, e somados aos recursos próprios da comunidade e região, foi possível promover a restauração completa da igreja”, ressalta ele.
A igreja passou por um processo de restauração completa. Entre as principais interferências, estão a remoção e substituição completa do forro da nave que estava apodrecido, restauração da parede lateral esquerda da nave (lado do altar da epístola) com substituição das peças baldrames em madeira por nova estrutura de concreto armado, substituição completa do telhado por telhas do mesmo padrão (francesas), além da consolidação estrutural da sacristia, altar mor e capela do santíssimo, remoção do piso cerâmico da nave e instalação de piso e forro em madeira.
Também foram restaurados o coro em madeira, substituição dos bancos, com aproveitamento das tábuas de madeiras, altares, do arco cruzeiro e móveis de época em madeira, substituição dos lustres da nave e capela mor. “Com certeza, essa é considerada a obra mais complexa e cara da restauração”.
Entre meados de 2014 até setembro deste ano, foram realizadas outras intervenções importantes como a elaboração e execução dos projetos paisagístico, luminotécnico, elétrico e de incêndio, bem como a aquisição de lote ao lado da igreja para construção de uma capelinha de ex-votos.
C/ Ascom Prefeitura de Patos