Encerramento teve grande público na Feira Radialista Silmar Borges
As artes cênicas em diferentes configurações e locais marcaram a programação ocorrida em Araxá, na 29ª edição do Encontro SESI realizada entre os dias 9 e 25 de junho. Teatro, dança, circo, música e oficinas nos Encontros Plurais, tema do evento, tiveram desde artistas apresentando pela primeira vez em um festival à crianças tendo o primeiro contato com o Teatro CBMM – Centro Cultural Uniaraxá.
O projeto foi realizado pelo SESI, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, com patrocínio da CBMM, Usina Santo Ângelo, Usina Uberaba, apoio da Prefeitura Municipal de Araxá e apoio cultural da Fundação Cultural Calmon Barreto de Araxá. O último final de semana foi de palcos em locais abertos ao público, no sábado (24 de junho) no Calçadão da rua Presidente Olegário Maciel no Centro, e três apresentações no último dia (25 de junho) na Feira Radialista Silmar Borges, no bairro Urciano Lemos.
Ao todo foram 6.640 espectadores presentes, expectativa alcançada. Nesse 29º Encontro SESI de Artes Cênicas o objetivo proposto foi de resgatar a ambiência dos espaços culturais, com a montagem de palcos em cinco locais diferentes de Araxá, na região Central (Calçadão e Estacionamento da Fundação Cultural Calmon Barreto), setores norte (Unidade Sesi/Senai Araxá, Feira Radialista Silmar Borges no Urciano Lemos) e oeste (Teatro CBMM – Centro Cultural Uniaraxá), além de oficinas nas instituições de ensino: AABB, E. E. Rotary, Oratório Nossa Senhora Auxiliadora, E. M. Delfim Moreira e no Centro de Formação Profissional Júlio Dário, promovendo uma retomada artística, envolvendo artistas, trabalhadores da cultura e o público.
“A CBMM tem muito orgulho de ser uma empresa araxaense, e de contribuir com o desenvolvimento da cultura no município e na região. Encontro SESI de Artes Cênicas é mais uma forma de presentear a comunidade de Araxá com experiências inovadoras e diferentes, que valorizam nossa cultura. Desta forma, valorizamos a nossa gente e abrimos as janelas da cultura para os mais diversificados públicos”, relata Álvaro Rezende, analista de relacionamento com a comunidade da CBMM.
A pluralidade foi proporcionada ao público através das 39 ações artísticas realizadas. “O retorno do Encontro foi em grande estilo, assisti parte da programação e vivenciei a grandiosidade desse festival, que já tive a oportunidade de executar em anos anteriores. A diversidade dos espetáculos com artistas nacionais e locais foi muito rica, somando com as ações culturais já desenvolvidas ano a ano na cidade”, conta Cynthia Verçosa, presidente da Fundação Cultural Calmon Barreto.
Últimas apresentações
Os últimos dois dias do festival foram marcados por grande público que parou no Calçadão para assistir a atração circense “Hoje Tem Espetáculo” do Grupo Rosa dos Ventos, de Presidente Prudente, interior de São Paulo. O Grupo cativou a plateia que aplaudiu várias vezes a segunda atração deles no dia 25 de junho na Feira Radialista Silmar Borges com o espetáculo Fuzurufafa Bafafazuru. E os palcos locais também tiveram público cativo com as apresentações da banda autoral Lobos do Alabama (MG) e o “Circo dos Irmãos Gambiarra” (MG).
O Encontro de Artes Cênicas do SESI foi realizado em cinco municípios, além de Araxá, em Conceição das Alagoas, Nova Ponte, Pirajuba e Uberaba.
#vemproencontrosesi