As oficinas visam apresentar à sociedade os estudos e cenários elaborados e levantar as ações já desenvolvidas em cada região
A Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) realiza nessa quarta feira (28), em Patos de Minas, no Alto Paranaíba, a oficina regional para elaboração do Plano Estadual de Energia e Mudanças climáticas (PEMC).
O encontro terá como tema prioritário “Agropecuária, Energia e Adaptação” e acontece no Escritório Regional de Florestas e Biodiversidade Alto Paranaíba, situado na Fazenda Canavial s/nº – Caixa Postal 240 – Zona Rural de Patos de Minas, das 9h às 17h30.
São esperados para a oficina representantes de empresas e federações profissionais, sociedade civil, associações e organizações não governamentais, universidades e institutos de pesquisa.
As oficinas visam apresentar à sociedade os estudos e cenários elaborados e levantar as ações já desenvolvidas em cada região, tomando conhecimento das boas práticas e iniciativas de sucesso, aprimorando o diagnóstico e identificando as barreiras e oportunidades locais.
A realização da oficina regional
pretende, também, ouvir as expectativas e os compromissos das instituições privadas e não governamentais sobre os desafios e as oportunidades relacionadas ao PEMC. Ao todo serão realizadas 10 oficinas abrangendo todas as regiões de planejamento de Minas Gerais.
As oficinas de trabalho são elementos fundamentais da metodologia de elaboração do PEMC, que está sendo conduzido pela Feam e por consultores contratados no âmbito da Cooperação Internacional com a França. Para se inscrever para a oficina acesse o link: http://pemc.meioambiente.mg.gov.br/pt/metodo-participativo/agenda.
Oficinas Institucionais
Além das oficinas regionais, estão sendo realizadas as oficinas institucionais, com o objetivo de apresentar, dentro de cada temática, os estudos e cenários já levantados pela Feam e colher subsídios de diversos órgãos governamentais a fim de completar e enriquecer as informações para elaboração dos planos setoriais. As primeiras oficinas ocorreram de 23 a 28 de abril e trataram dos temas: Resíduos e Efluentes; Recursos Naturais; Transportes; Energia e Agropecuária.
Cada reunião institucional contou com a participação de representantes das secretarias envolvidas com o tema. “É importante que o Plano seja construído com a participação de todos os atores envolvidos nas várias temáticas, incluindo a contribuição de secretarias e órgãos de governo, garantindo assim que o Plano se consolide como uma política de Estado, frisou a presidente da Feam, Zuleika Torquetti.
Plano de Energia e Mudanças Climáticas de Minas Gerais
O Plano Estadual visa traçar as diretrizes pra mitigação e adaptação às mudanças climáticas no Estado, além de se constituir como uma política pública transversal e uma ferramenta de planejamento setorial e territorial. A previsão é que o Plano seja publicado no final de 2014. Para mais informações acesse http://pemc.meioambiente.mg.gov.br.
C/ Ascom