Programação inclui aumento na oferta de citologia e mamografias nas Unidades de Saúde, palestra sobre violência doméstica e caminhada
A saúde feminina ganha destaque durante a programação do Outubro Rosa. Com foco na prevenção e diagnóstico de câncer de mama e do colo uterino, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégias da Saúde da Família (ESFs) terão aumento na oferta de vagas para coleta de citologia e solicitação de mamografia durante todo o mês. Também serão realizadas atividades físicas, de lazer e cultura, ações de orientação e palestra sobre violência doméstica.
A tradicional iluminação rosa enfeitará o Pronto Atendimento Municipal (PAM), Centro de Referência Em Saúde do Trabalhador (Cerest), prédio do Gabinete do Prefeito, Igreja de São Sebastião e o Parque do Cristo. No dia 18 de outubro, às 14h, a população poderá participar da palestra “Violência doméstica e familiar contra a mulher”, ministrada no Teatro Municipal pela delegada de Orientação e Promoção à Família, Paula Lobo Rios Dib.
“A programação desse ano está focada na prevenção do câncer, através da conscientização da população para quais alimentos previnem o câncer. Também abordaremos a importância da atividade física na prevenção, como fazer autoexame, onde procurar para realização de exames e quais principais fatores de risco. O trabalho prioriza a flexibilidade e aumento de oferta de exames para a mulher durante todo o mês de outubro”, afirma a Referência Técnica em Saúde da Mulher e da Criança, enfermeira Carla Aparecida Alves Constant.
O DIA D será realizado em 28 de outubro com caminhada em prevenção ao câncer de colo uterino e de mama, além da distribuição de panfletos educativos à população. Serão percorridas vias centrais com retorno para a praça, onde haverá alongamento realizado por fisioterapeutas da rede; orientação sobre prevenção ao câncer de boca em parceria com o setor de Odontologia; e exposição de alimentos que previnem o câncer.
O Sesc realizará teatro temático sobre a prevenção ao câncer, enquanto o curso de Enfermagem da Uniaraxá demonstrará como fazer o autoexame das mamas. Uma aula de dança ficará por conta do Centro de Atendimento Múltiplo dos Talentos de Araxá (CAMTA).