Evento começa na quarta feira, com encontro no Triângulo Mineiro
Com o objetivo de disseminar a discussão sobre a necessidade de uma reforma que contribua para corrigir a complexidade da legislação tributária no País, buscando sensibilizar as lideranças empresariais para que se mobilizem em torno desse imperativo, a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais (Federaminas) promove neste mês de maio o Painel Mineiro – Tributarismo em Foco, com o tema “O imposto e o seu negócio”.
O evento reúne tributaristas e empresários em três encontros, iniciando-se em Uberlândia, no Triângulo, no dia 21. Os encontros seguintes terão lugar em Montes Claros, dia 22, Pouso Alegre, dia 28, e Belo Horizonte, dia 29, e reunirão subsídios para a elaboração de um documento contendo o posicionamento do empresariado em torno da reforma tributária, considerada imperiosa pelo setor produtivo por ter relação com a sobrevivência das empresas, especialmente as de pequeno e médio portes, e a sociedade de modo geral, que suporta uma das mais pesadas cargas de tributos no mundo.
O presidente da Federaminas, Emílio Parolini, destaca a participação no Painel Mineiro – Tributarismo em Foco do especialista Germano Rigotto, ex-governador gaúcho e que preside o Instituto Reformar de Estudos Políticos e Tributários. Segundo o líder classista, a partir de uma abrangente análise das questões tributárias, notadamente dos gargalos da legislação que dificultam o dia a dia das empresas, a entidade pretende propor mudanças que concorram para criar um ambiente menos hostil para as micro e pequenas empresas, assegurando de fato tratamento diferenciado a esses segmentos.
O painel da Federaminas oferece espaço à ampla participação dos empresários, de vez que prevê o diálogo e a troca de experiências entre palestrantes, debatedores e participantes. Desta forma, o evento possibilitará à classe empresarial mineira colocar seus anseios e apontar as mudanças que considera necessárias na legislação tributária brasileira, nos níveis municipal, estadual e federal.
O painel, que será aberto pelos presidentes da Federaminas, Emílio Parolini, e das associações comerciais das quatro cidades onde se realiza, terá como debatedores Jeferson Ney Amaral, da área de Políticas Públicas do Sebrae-MG, Ricardo Marques, diretor de Tax da KPMG, e Fernando Passalio de Avelar, do Fopemimpe – Fórum Permanente Mineiro das Microcroempresas e Empresas de Pequeno Porte, e como mediador o especialista Valmir Rodrigues da Silva. Na parte final, o painel será aberto ao público para discussão de questões ligadas ao tema.
C/ Ascom