Codemig, Copasa e Governo de Minas assinaram termo de parceria e local recebe investimento de 735 mil reais para reestruturação
Uma parceria entre a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemig) e do Governo de Minas, vai possibilitar a reforma da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) localizada no Complexo do Barreiro, em Araxá, no Alto Paranaíba. São 735 mil reais investidos na obra que vai proporcionar melhorias significativas à estação, construída em 2001.
O deputado estadual Bosco intermediou a assinatura da autorização. Ele afirma que procurou os responsáveis, ao perceber que a estação já não era mais condizente com a infraestrutura da Bacia do Barreiro.
“A Estação estava precisando e muito passar por uma reforma. Graças a essa ação do governo do estado, dessa parceria entre Copasa e Codemig, com recursos da ordem de R$ 735 mil, nós vamos condições de ter aquela estrutura remodelada e podendo atender a região para os próximos 20 anos”, ressaltou.
Segundo o vice-presidente da Codemig, Antônio Leonardo Lemos de Oliveira, a assinatura da autorização da obra é uma forma de atacar algo pontual na questão turística de Araxá, que é o turismo sustentável.
“Estamos caminhando para uma Estância Hidromineral sustentável. Não só para quem visita a Estância do Barreiro, mas também para os moradores de Araxá, é muito importante saber que numa região complexa como a bacia do Barreiro, uma região cercada por um polo mineral, nós tenhamos cuidado de nos cercar de funções básicas para a manutenção e preservação do meio ambiente”, afirma.
A ETE Barreiro não atende apenas os empreendimentos comerciais existes na localidade, mas também as moradias do Complexo do Barreiro. Segundo Antônio Leonardo, existe um agravo na questão do esgoto do Barreiro, que são ligações clandestinas.
“São ligações que ainda são jogadas no Lago Norte. O presidente da Copasa, passando por lá, informou que a formação de algas no Lago Norte, provavelmente é resultado de nutrientes orgânicos que podem estar nessas ligações clandestinas. A Copasa vai ter condições, inclusive, de combater o esgoto clandestino que eventualmente esteja sendo lançado no Lago Norte”, destacou o vice-presidente.
Para o presidente da Copasa, Ricardo Augusto Simões Campos, firmar mais essa parceria com a Codemig é um momento ímpar para a empresa, e claro, para a cidade e a Estância do Barreiro.
“Ao assumirmos a operação da ETE Barreiro, isso vai possibilitar dar a capacidade de tratarmos um milhão de litros de esgoto por dia. Isso significa dar condições de saneamento adequado ao Grande Hotel e as demais famílias que ainda moram lá e outros empreendimentos do Barreiro. Mas, além disso, o que a gente tem por traz de uma entrada em operação da ETE, é que a gente está levando saúde, desenvolvimento econômico e social para a cidade. E isso, não há dinheiro que pague”, disse.