A área de recreação tem a capacidade para receber um público de 5 mil pessoas nos mais variados eventos socioambientais,culturais e educativos
A agenda de lazer e entretenimento de fins de semana de várias famílias e grupos de jovens elege o Mocambo, em Patos de Minas, no Alto Paranaíba, como ponto principal para visitação e turismo. Os piqueniques ao ar livre viram mania, resgatando antigas brincadeiras, com conversa e bate-papo reunindo amigos e famílias, além de momento de curtição da natureza.
Segundo, Dona Maura, frequentadora assídua do Mocambo, o Parque é o lugar preferido para o passeio com suas netinhas. “Antes da revitalização do Mocambo a gente tinha pouca opção de lazer com atividades gratuitas; a não ser a visita ao Shopping ou passear nas praças, não restavam muito outras alternativas de lazer. O Mocambo vivo de novo é a melhor opção de lazer e recreação para as crianças. Um forma barata e divertida de passear com a família”, destaca ela.
Conforme dados da Diretoria de Meio Ambiente, gestora dos parques de Patos de Minas, o Mocambo vem sendo visitado regularmente por milhares de pessoas, mesmo fora da agenda de eventos e atrações artísticas. “Teve um final de semana que, mesmo sem shows programados na área de recreação do Parque, uma presença de mais de 2 mil pessoas com diversificadas atividades. Seja no passeio nos pedalinhos, na ginástica nos aparelhos da Academia Livre, na área de piqueniques, churrasco nos quiosques ou caminhadas nas trilhas dentro da Mata”, ressalta Civuca Costa, diretor de Meio Ambiente.
Desde 2013, a Prefeitura de Patos de Minas em conjunto com parceiros importantes tem tido uma atenção especial com o Mocambo. São várias intervenções de melhorias realizadas nos últimos anos. A primeira ação do Município foi a garantia e contratação de Guarda Armada 24 horas, como medida de segurança ao local. A presença da TBI Segurança, foi um dos pontos positivos que vem provocando o retorno gradativo das famílias para dentro do Parque.
O Programa de Visitas Orientadas no Mocambo também foi uma ação ambiental criada pela Diretoria de Meio Ambiente, e tem surtido efeitos positivos com a presença de milhares de estudantes e alunos das redes pública e privada das escolas de Patos de Minas.
A visita guiada conta com a orientação de biólogos e presença de universitários, técnicos do IEF e da Polícia Independente de Meio Ambiente e Trânsito de Patos de Minas. A DMA informa que mais de 5 mil estudantes já visitaram o Parque do Mocambo, nos últimos dois anos, com as expedições orientadas que fazem parte da Educação Ambiental no âmbito do Município.
Os eventos realizados paralelamente às atividades normais do Mocambo, movimentam ainda mais e são atrativos à parte que atraem milhares de pessoas para as áreas do Parque. À exemplo do Festival Marreco que aconteceu este mês, com a presença de grande público.
Geralmente, os eventos e shows no Parque do Mocambo contam paralelamente com atividades que envolvem práticas esportivas, culturais e ambientais, como: exposição de arte, esportes radicais (como o street workoult e slackline), skate e patins, jogos de futsal, vôlei e peteca, ginástica em academia ao ar livre, pinturas faciais, varal de poesias, jogos interativos, encontros temáticos, gincanas de recreação, comercialização de produtos de alimentação e artesanato, utilização das quadras, brinquedos infantis, gente bonita e piqueniques em áreas abertas. Além de abrigar o conjunto de espaços administrativos de projetos, dentre outros: funcionamento do Conservatório Municipal, Programa Pronascentes e Viveirinho de Mudas do Mocambo.
O Parque Municipal do Mocambo com área de 17,5 hectares é um horto florestal importante para a regulação do clima na parte central de Patos de Minas, possui rica vegetação com a formação da Mata de Galeria com espécies dos biomas do Cerrado e Mata Atlântica, além de dezenas de nascentes e muitos indivíduos da fauna brasileira, principalmente roedores e pássaros. A área de recreação tem a capacidade para receber um público de 5 mil pessoas nos mais variados eventos socioambientais,culturais e educativos.
Ascom Prefeitura de Patos