Minas no Foco

Patos de Minas abre Centro de Testagem e Enfrentamento nessa segunda-feira

Objetivo do município é desafogar as USFs e a UPA, que hoje têm sintomáticos respiratórios como o maior público atendido

A partir de 8h dessa segunda-feira (17), está aberto o Centro de Testagem e Enfrentamento à Covid-19 de Patos de Minas. O local foi estruturado no imóvel do antigo CAPS AD, que fica na Rua Dona Luiza, 710, Bairro Lagoa Grande, ´para funcionamento 24 horas, todos os dias da semana.

Como no momento há risco de desabastecimento de testes rápidos para detectar a infecção em todo o Brasil, há novas orientações para uso desses produtos. Neste primeiro momento serão testados, A PARTIR DO TERCEIRO DIA DE SINTOMAS, somente:

  • pacientes que tenham maior gravidade de sintomas (dispneia/desconforto respiratório; ou pressão persistente no tórax; ou saturação de O2 menor que 95% em ar ambiente; ou coloração azulada de lábios ou rosto);
  • pacientes hospitalizados e cirúrgicos;
  • pessoas no grupo de risco (por exemplo os imunossuprimidos ou em tratamento de câncer);
  • gestantes e puérperas (45 dias após o parto);
  • trabalhadores assistenciais da área da saúde;
  • colaboradores de serviços essenciais.

Com a ativação do centro, o objetivo do município é desafogar as USFs e a UPA, que hoje têm sintomáticos respiratórios como o maior público atendido. A partir de amanhã, portanto, o fluxo de atendimento fica da seguinte forma: 

  • UPA: continua sendo referência para sintomáticos respiratórios graves.
  • USFs: continua sendo referência para pessoas que apresentam sinais e sintomas leves ou estão assintomáticas. Não haverá oferta de teste rápido nas unidades até que o abastecimento seja normalizado. O diagnóstico será feito pelo médico, que tem autonomia para afastar o paciente por atestado.
  • Centro de Enfrentamento: referência para pessoas com sinais e sintomas leves e moderados, realizando teste rápido naquelas que se encaixam no grupo prioritário acima citado, SEMPRE A PARTIR DO TERCEIRO DIA DE SINTOMAS. Aquele que não se encaixa nos grupos prioritários será avaliado pelo médico, que tem autonomia para afastá-lo por atestado. Caso o paciente assistido no centro necessite de mais exames ou internação, é encaminhado para a UPA. 

TODAS AS PESSOAS COM SINTOMAS GRIPAIS/RESPIRATÓRIOS DEVEM CUMPRIR ISOLAMENTO POR PELO MENOS SETE DIAS, TENHAM OU NÃO SE SUBMETIDO A TESTE.

Compartilhe esta notícia:

Related Posts