Em meados de 2019, Governo Federal interrompeu a distribuição dessa vacina no país
O fornecimento da vacina pentavalente pelo Governo federal começou a ser estabilizado. Patos de Minas, no Alto Paranaíba, que estava sem as doses desde setembro de 2019, recebeu 285 frascos nessa semana. Segundo a gerente de Serviços Epidemiológicos, Elizaine Bicalho, a expectativa era receber 500 frascos, mas o que chegou já foi encaminhado aos postos de saúde.
“Não foi muita quantidade, mas , em breve, deve chegar novos lotes. Estamos aguardando informações da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) para saber quando isso irá acontecer”, disse Elizaine. “Tem crianças com doses atrasadas, e é importante os pais procurarem as UBS para atualizar o cartão”, acrescentou.
A pentavalente faz parte do Calendário Nacional de Vacinação, sendo aplicada nas crianças aos dois, quatro e seis meses de vida. Ela garante a proteção contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza tipo b, responsável por infecções no nariz, meninge e na garganta.
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o fornecimento da vacina foi interrompido no país porque o órgão reprovou um lote do produto, em junho de 2019, importado de um laboratório indiano.