Minas no Foco

Peça Um Réquiem para Antônio, de Gabriel Villela, chega à Araxá nessa quinta

Espetáculo tem entrada franca e ingressos devem ser retirados uma hora antes no hall do Teatro Municipal

Por Caio Ranieri

Araxá recebe nessa quinta feira, oito de maio, um grande espetáculo dirigido pelo renomado Gabriel Villela. A peça estreou em janeiro e está rodando o Brasil. “Um Réquiem Para Antonio”, foi inspirado na lendária inveja de Antônio Salieri por Wolfgang Amadeus Mozart.

Texto inédito de Dib Carneiro Neto tem direção de Gabriel Villela, com Elias Andreato (no papel de Salieri) e Claudio Fontana (no papel de Mozart). Completam o elenco Nábia Villela e Mariana Elisabetsky. O pianista Fernando Esteves também está em cena.

No ano em que completa 25 anos de trajetória artística, Gabriel Villela lançou esse novo trabalho. No texto de Dib, Salieri, trancafiado em seu quarto, de forma delirante, acerta contas, no leito de morte, com o ‘fantasma’ ou ‘a visão’ daquele que, morto 34 anos antes dele e precocemente (perto de completar 35 anos de vida), foi alvo de muita inveja: Mozart.

Diz a lenda do mundo da música clássica, reforçada pela ficção, que Salieri enlouqueceu perseguindo Mozart no período em que conviveram na Áustria, tentando destruí-lo e procurando impedir sua criação, pois queria ser ele a personalidade musical mais notória de seu tempo, com vistas a deixar uma obra eterna, a ser cultuada por todas as gerações futuras. Não conseguiu. Mozart fracassou na vida, mas triunfou na música.

A encenação de Gabriel Villela aponta o lado mítico da inveja, trazendo um Salieri sombrio, confuso e frágil em contraponto a um Mozart gozador, confiante e ágil. Um pequeno picadeiro florido criado por Gabriel em parceria com o cenógrafo Márcio Vinícius recebe o embate entre esses dois compositores com narizes de clown e figurinos que imprimem o arquétipo dos personagens antes mesmo das palavras aparecerem no espetáculo. Os figurinos são assinados pelo diretor. Os adereços foram todos confeccionados pelo artista plástico Shicó do Mamulengo, do Rio Grande do Norte.

Gabriel Villela escolheu a linguagem circense, alegórica e popular para falar desses dois personagens que fizeram parte da história da música clássica. “É no popular que está o meu coração”, diz o diretor. Dos atores ele exige precisão para que alcancem a linguagem clownesca proposta. “Se o ator não triangular com os três pontos igualmente, a fábula fica estática”.

Serviço

Evento: Um Réquiem para Antônio

Data: 08 de maio de 2014

Local: Teatro Municipal de Araxá

Horário: 20h

Entrada Franca. Retirar ingressos uma hora antes do espetáculo, no hall do teatro.

C/ Ascom

Compartilhe esta notícia:

Related Posts