Pista de 1.700 metros foi reformada, sinalizada e liberada na segunda-feira para pousos e decolagens
Aeronaves de pequeno porte batizaram a pista do Aeroporto Municipal de Patos de Minas, no Alto Paranaíba. A expectativa é que a partir desta semana a companhia Trip Azul volta a operar os voos regionais. A pista de 1.700 metros estava fechada para pousos e decolagens desde o início de agosto. As obras de reforma e ampliação são parte dos investimentos do governo de Minas Gerais. Elas contemplam uma série de melhorias no terminal de passageiras, na segurança e no sistema operacional.
As obras incluíram dois serviços fundamentais para que a cidade possa pleitear novos voos: a construção de uma unidade de combate a incêndio com a aquisição de um veículo especial e o reforço na pista de decolagem e pouso com a colocação de nova camada asfáltica.
A reforma foi orçada em R$ 4.348.008,13 e ainda incluiu a construção de alambrados ao redor de todo o aeroporto, evitando, assim, a entrada de animais na área de pousos e decolagens. O terminal de passageiros também passa por melhorias, a previsão é de que as adequações levem alguns dias para serem concluídas.
Segundo o diretor de trânsito, Major Osmar Divino, com a reforma e ampliação serão permitidos pousos de aviões maiores em Patos de Minas. “A pista é homologada para aviões ATR de 35 lugares, mas depois receberá aeronaves que comportam até 68 passageiros”, disse.
Embora a pista esteja liberada, a companhia aérea que opera a única linha comercial, deverá retomar os voos a partir do dia 11 de outubro, data que foi efetuada a venda de passagens.
C/ Ascom