Plano será elaborado de forma participativa, por cada comunidade rural, e irá organizar as decisões de caráter geral do sistema rural
Durante reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Sacramento (CMDRSS), no Triângulo Mineiro, foi lançado o projeto de elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (PMDRS).
O plano constitui instrumento fundamental utilizado pelo Conselho, integrando ações de assistência técnica, pesquisa, treinamento e infraestrutura, de forma descentralizada. “Como é extremamente importante para o setor rural, estes planos passaram a ser obrigatórios a partir da promulgação da Constituição Federal.
De acordo com o superintendente de Desenvolvimento do Agronegócio, Joaquim Rosa Pinheiro, o plano será elaborado de forma participativa, por cada comunidade rural, e irá organizar as decisões de caráter geral do sistema rural.
“O objetivo é o de promover o desenvolvimento sustentável, estabelecer estratégias, diretrizes e apontar as responsabilidades de cada participante. Temos que aperfeiçoar o uso dos recursos econômicos, ambientais, de infraestrutura, materiais e principalmente pessoais, de maneira eficiente”, pontua o titular a pasta do Agronegócio.
Para o prefeito Bruno Cordeiro, este planejamento vai promover a sustentabilidade social, cultural, ecológica, ambiental e econômica. “Temos de ter planejamento, para que nossos recursos sejam trabalhados com responsabilidade, de maneira que as nossos pequenos produtores tenham maior retorno econômico”, diz o chefe do Executivo.
As primeiras reuniões já estão agendadas: no dia 27 de fevereiro, na Olhos D’água; dia 04 de março em Pinheiros; dia 05 de março na Jaguarinha; dia 10 de março no Desemboque; e no dia 11 de março na Divisa. Todas as reuniões acontecem às 12h.
Ascom Prefeitura de Sacramento