Foco do serviço é o atendimento de denúncias anônimas que resultem em investigação
O 181 é um serviço de utilidade pública da Secretaria de Estado de Defesa Social em parceria com o Instituto Minas pela Paz. A população pode acionar o Disque Denúncia de qualquer aparelho de telefone, fixo ou celular.
O foco do 181 é o atendimento de denúncias anônimas que resultem em investigação. Para situações de emergência, a população deve continuar utilizando o 190 da Polícia Militar e 193 do Corpo de Bombeiros.
O serviço 181 reúne, em uma só central de atendimento, a recepção de chamadas telefônicas com denúncias de crimes dirigidos à Polícia Militar, Polícia Civil e ao Corpo de Bombeiros Militar. A central unificada é formada por profissionais treinados e capacitados e atende 24 horas.
As ligações feitas são criptografadas, ou seja, não identificam o número do telefone de onde a chamada está sendo feita. Esse mecanismo garante o sigilo absoluto do denunciante, que também não precisa se identificar.
No ato da denúncia, a pessoa recebe uma senha, por meio da qual pode acompanhar as informações sobre os resultados das investigações, disponibilizadas ao denunciante na própria central de atendimento.
Em que situações devo acionar o 181 – Disque denúncia?
– denúncias acerca de pessoas que estão sendo ameaçadas;
– ação de marginais;
– objetos desaparecidos pertencentes ao patrimônio histórico;
– infrações penais em geral;
– apuração da veracidade de fatos denunciados, visando responsabilizar civil, administrativa e criminalmente os autores desses delitos.
Vale ressaltar que foco do 181 é o atendimento de denúncias anônimas que resultem em investigação. Para situações de emergência, a população deve continuar utilizando o 190 da Polícia Militar.
C/ Ascom