São 14 cidades do Triângulo e Alto Paranaíba, que fazem parte do consórcio
Pratinha recebeu representantes de oito municípios integrantes do Polo 2 do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari (CBHA). A empresa DRZ foi contratada pela Associação Multissetorial de Usuários de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari (Abha) para elaborar os Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB) de 14 municípios que compõem a bacia do rio Araguari: Araguari, Tupaciguara, Araxá, Tapira, Campos Altos, Ibiá, Pratinha, Rio Paranaíba, Serra do Salitre, Indianópolis, Iraí de Minas, Nova Ponte, Pedrinópolis e Perdizes.
Serão atendidas aproximadamente 350 mil pessoas domiciliadas nas cidades que compõem a Abha. O presidente do CBHA, Antônio Giacomini Ribeiro, afirma que a elaboração destes instrumentos de gestão de saneamento básico é essencial para garantir principalmente a qualidade de água. “Não temos gargalos quanto à quantidade. Nossos principais desafios são com relação à qualidade dos recursos hídricos, comprometida com descarte de esgoto in natura, drenagem urbana descontrolada, lixões a céu aberto próximos de nascentes”, afirma Giacomini.
]A maioria dos municípios, de acordo com Giacomini, não possui pessoal especializado e recursos financeiros para elaborar seu PMSB, instrumento necessário para resolver os problemas de saneamento e preservar a bacia do Araguari. “Esse é o retorno do Comitê pela cobrança do uso da água. Como nosso maior contribuinte é o serviço de saneamento, nosso foco de retorno é para este setor”, explica.
C/ Ascom