PMB, PMN, PRB e PSD abriram a temporada das convenções partidárias em 2016
Por Caio Ranieri e Janaína Silva
Na noite de quarta-feira (27) foi dada a largada para a temporada das convenções partidárias em Araxá, no Alto Paranaíba. Até o dia cinco de agosto eles vão definir os nomes que vão concorrer a uma das 15 vagas no legislativo municipal, os candidatos as cadeiras do Prefeito e Vice-Prefeito, a formação das coligações e os apoios que serão dados as chapas majoritárias.
Em Araxá, o recém-criado Partido da Mulher Brasileira (PMB), Partido da Mobilização Nacional (PNM), o Partido Republicano Brasileiro (PRB) e o Partido Social Democrático (PSD) deram o pontapé inicial. PMB e PMN realizaram suas convenções na Câmara Municipal de Araxá, enquanto PRB e PSD usaram a sede da Associação dos Municípios da Microrregião do Planalto de Araxá (Ampla) para reunir seus afiliados e definir os rumos dos partidos nas Eleições 2016.
E no plenário da Casa de Leis os afazeres iniciaram com o PMB. A presidente do partido, Letícia Maria de Medeiros Leite, enfatizou que o trabalho este ano será diferente e com mais afinco, porque essa será uma eleição bastante atípica. “O objetivo da convenção é firmar essas coligações. Nós fizemos essa coligação na proporcional e também na majoritária. E nós vamos trabalhar para o desenvolvimento moral e intelectual dos eleitores”, disse.
O PMB, que já tem uma vereadora concorrente à reeleição, apresentou o nome de 12 pré-candidatos à vereador, sendo 5 homens e 7 mulheres, firmou parceria com dois partidos, o PMN (Partido da Mobilização Nacional) e o PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), fechando a coligação que apoiará o pré-candidato a prefeitura de Araxá, Mauro da Silveira Chaves. Na reunião também foram apresentadas sugestões de três nomes para candidato a vice-prefeito para a chapa majoritária.
“Para assumir essa candidatura de vice, ela geralmente é originada de partidos políticos que vem com apoio e colocam o nome para ser apreciado pelo colegiado e ser definido um único nome. Nós temos sete nomes que estão pleiteando esse posto. A convenção do PSDB, à qual sou filiado, está marcada para o próximo dia 1º e nesse dia será apresentado o nome definido para vice”, explica o pré-candidato à prefeito, Mauro.
Na sequência o PMN realizou a convenção apresentando os 11 nomes que vão representá-los para a disputa no legislativo, sendo três mulheres e oito homens. Além, é claro, de sugerir um nome para ser o vice-prefeito do pré-candidato Mauro.
“Nós tínhamos na verdade 23 pré-candidatos e fomos conversando, entrando num consenso para escolher as pessoas que realmente vão trabalhar e querem mudança. O nosso objetivo é mudança. Nós procuramos instruir os nossos eleitores, porque nós não podemos mudar o passado, mas podemos mudar o futuro”, falou Eurípedes Lemos.
Na sala de reuniões lotada da Ampla, os partidos lançaram os nomes que vão concorrer a uma cadeira de vereador e aprovaram o nome da Coligação Araxá Somos Todos Nós. Até o momento, serão lançados 26 nomes ao legislativo, explica o presidente do PRB, Hely Aires da Silva.
“Estamos trabalhando há muito tempo e conseguimos formar uma chapa coesa. Ainda poderemos aumentar esses nomes. Nós vamos ter as vagas remanescentes. Temos hoje um vereador na Câmara e vamos trabalhar para fazer três cadeiras. Esse é o objetivo dessa coligação”, explica.
Gláucio Leite, presidente do PSD, ressalta que a coligação nasce forte e de um trabalho que vem sendo realizado há algum tempo. “A nossa intenção é fortalecer o segmento político. O PSD vai ficar na história da trajetória política por ao lançar pela primeira vez na história um nome de candidato a vereador. Estamos muito capacitados e motivados para assumir essa postura de vitória, de valor ao ser humano e acima de tudo, representar todas as categorias”, destaca.
Na convenção, os partidos ainda fecharam o apoio da pré-candidatura da chapa majoritária que busca a reeleição, formada por Aracely de Paula (PR) e Lídia Jordão (PP), atuais prefeito e vice-prefeita de Araxá. Os dois estiveram presentes na reunião.
As próximas convenções acontecem no dia 1º de agosto. O Democratas (DEM) realiza sua reunião na Câmara Municipal de Araxá e os tucanos, que foram o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) da cidade, se reúnem na Associação Comercial, Industrial, de Turismo, Serviços e Agronegócios de Araxá (Acia).