Minas no Foco

Pré-Fliaraxá 2022 realiza debate com Rafael Nolli e Tom Farias

A conversa será mediada pelo escritor e presidente da Academia Araxaense de Letras, Luiz Humberto França

Dentro das atividades do pré-Fliaraxá, será realizado um encontro entre o professor, escritor araxaense e curador da programação local do Fliaraxá, Rafael Nolli, para falar sobre seu novo livro de poesia Isca, e o escritor, jornalista e curador da 10a. edição do Fliaraxá – Festival Literário de Araxá -, Tom Farias, que falará sobre a programação do Festival e também sobre seu livro mais recente, Carolina: uma biografia, que narra a vida de Maria Carolina de Jesus.

A conversa será mediada pelo escritor e presidente da Academia Araxaense de Letras, Luiz Humberto França. O evento acontece no dia 26 de abril, próxima terça-feira, às 19h, no Teatro Municipal de Araxá Maximiliano Rocha (Av. Antônio Carlos, s/n – Centro, Araxá), em formato presencial, aberto ao público e com entrada gratuita.

Isca, de Rafael Nolli

Terceiro livro de poemas de Rafael Nolli, Isca é uma obra que bebe na tradição dos poemas longos. É composto por um único poema, que busca um diálogo constante com o leitor como se o texto fosse uma armadilha que existe unicamente para aprisioná-lo. A partir do uso da intertextualidade e da metalinguagem, o poema se constrói em cima de citações, colagens e homenagens, não escondendo as bases em que os versos se assentam, muito menos as artimanhas que são utilizadas para que o leitor não escape de suas páginas. O livro Isca foi impresso com recursos da Lei Aldir Blanc e vai ser distribuído gratuitamente no evento. 

Rafael Nolli, natural de Araxá-MG, é professor, formado em Letras e Geografia. Publicou livros de prosa e poesia, com destaque para Gertrude sabe tudo (obra infanto-juvenil de 2016) e Achados e perdidos (Prêmio Cepe Nacional de Literatura, 2021). 

Carolina: uma biografia, de Tom Farias

Em Carolina: uma biografia, o jornalista Tom Farias apresenta a complexa trajetória da escritora Carolina Maria de Jesus. Da infância pobre, na cidade de Sacramento, em Minas Gerais, passando pelas cidades em que peregrinou na juventude em busca de trabalho e de diagnóstico e cura para uma doença nas pernas, até sua chegada a São Paulo, onde se instalou na favela do Canindé.

A biografia detalha não somente sua relação com os filhos e o momento de ascensão, devido ao sucesso editorial do livro Quarto de despejo, mas também o declínio em razão do desinteresse do mercado editorial e dos leitores em relação às suas publicações posteriores, o que, acrescido da sua personalidade forte e das barreiras sociais e discriminatórias brasileiras, levou a escritora a retornar à mesma condição de pobreza em que viveu boa parte da sua vida.

Tom Farias é jornalista, escritor, crítico literário, pesquisador, biógrafo, dramaturgo e roteirista. É autor de 11 livros, entre biografias, romance e ensaios literários. Finalista do Prêmio Jabuti (2009), recebeu o prêmio “Sílvio Romero”, da Academia Brasileira de Letras, “Medalha Honra ao Mérito”, do Governo do Estado de Santa Catarina, e a “Medalha Cruz e Sousa”, da Câmara Catarinense do Livro, entre outros.

Serviço: Pré-Fliaraxá com Rafael Nolli e Tom Farias

Dia 26 de abril, próxima terça-feira, às 19h, no Teatro Municipal de Araxá Maximiliano Rocha (Av. Antônio Carlos, s/n – Centro, Araxá), em formato presencial, aberto ao público e com entrada gratuita.

Compartilhe esta notícia:

Related Posts