Cidade foi contemplada com uma unidade e prefeitura vai construir espaço físico adequado para funcionamento
O prefeito de Ibiá, no Alto Paranaíba, Hélio Paiva da Silveira participou, na Superintendência Regional de Saúde de Uberaba, da 1ª Assembleia Geral Ordinária do Consórcio Público visando à discussão de assuntos referentes à Rede de Urgência e Emergência da Região Ampliada do Triângulo Sul, da qual Ibiá faz parte, além da aprovação do Estatuto Social do Consórcio e da eleição do presidente e vice e a nomeação da primeira diretoria.
No decorrer da Assembleia o Superintendente Regional de Saúde de Uberaba, Iraci José de Souza Neto, apresentou o projeto do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Regional, com a distribuição de Unidades de Suporte Básico (USBs) e Unidades de Suporte Avançado (USAs) e o desenho do Samu.
“A SRS Uberaba está atuando em conjunto com os municípios e a Secretaria de Estado de Saúde para trazer, com a implantação dessa rede, uma melhora significativa para o atendimento de média e alta complexidade da população local”.
Ibiá foi contemplada com uma base descentralizada do serviço móvel, que vai operar as chamadas de atendimento da central instalada em Uberaba, através de uma ambulância USB (Unidade de Suporte Básico) que contará, também, com um técnico de enfermagem e um condutor socorrista (sistema de plantão) com a responsabilidade de atender as urgências do município e seu entorno, durante 24 horas, sete dias de semana, incluindo as rodovias que cortam o município.
Segundo o prefeito Hélio Paiva da Silveira, caberá ao município, como contrapartida, a construção ou adequação de um local para a instalação da base. “O custeio e o gerenciamento da rede será todo via consórcio. Essa base é uma grande conquista para Ibiá, uma meta do nosso plano de governo e um presente da Superintendência Regional de Saúde de Uberaba para Ibiá e região”.
C/ Ascom