Potencial turístico rural de Sacramento é grande, mas a cooperação técnica será a principal ferramenta de relacionamento e desenvolvimento da atividade
Com o objetivo de sensibilizar os moradores para as oportunidades de incrementar sua renda e aumentar sua qualidade de vida, a partir de uma organização mais profissional da atividade turística, a Superintendência de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Cultural de Sacramento, no Triângulo Mineiro, promoveu a palestra “Turismo Rural: Oportunidade de Negócios” no bairro rural do Quenta Sol.
De acordo com o titular da pasta, os participantes tiveram um forte engajamento em torno das questões que envolvem o desenvolvimento das comunidades e das propriedades rurais. “Deu pra notar que a inserção da atividade turística como fonte de diversificação da renda dos produtores rurais e geração de emprego nas comunidades animou muito as pessoas da comunidade”, destaca Adriano.
Para ele, o potencial do turismo rural de Sacramento é grande, mas a cooperação técnica será a principal ferramenta de relacionamento e desenvolvimento da atividade. Ele acredita que as pessoas estão começando a compreender a importância do turismo e da produção associada para a economia.
O trabalho nas comunidades rurais será realizado, em conjunto com as Superintendências Municipais parceiras, e Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais).
“Temos o intuito de desenvolver produtos e roteiros turísticos que possam efetivamente, valorizar a identidade rural do município, gerar desenvolvimento e modificar as realidades no meio rural”, avisa o prefeito Municipal de Sacramento, Bruno Cordeiro, acrescentando que ainda será oferecido, em breve, um curso de capacitação de Agente de Turismo Rural.
Ascom Prefeitura de Sacramento