Aeroporto, que está contemplado no Programa de Investimentos em Logística passará por vários estudos técnicos por empresa especializada
O prefeito de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, Pedro Lucas Rodrigues confirmou na manhã de hoje, durante uma solenidade para entrega de escrituras a mutuários do Cohab-MG, o interesse da União no aeroporto Pedro Pereira dos Santos.
Ele recebeu um comunicado do Consórcio ATP/Ineco, representado pela empresa líder ATP Engenharia, contratado pelo governo federal, através da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC/PR), solicitando a entrada de funcionários para a realização de serviços especializados de engenharia, causando o menor inconveniente às atividades do aeroporto.
A empresa contratada pelo governo federal esclarece que desenvolverá vários serviços especializados de engenharia para elaboração de Estudos de Viabilidade Técnica, Estudos Preliminares, Anteprojetos, Análise de Projetos Executivos, realização de ensaios Geotécnicos e de Pavimentos, Sondagens e Ensaios de Campo, elaboração de Projeto Executivo de Fundações e de Urbanização do Sítio Aeroportuário para os aeródromos integrantes do lote 3 do “Programa Investimentos em Logística: Aeroportos”.
Patos de Minas é uma das 49 cidades da Região 3; 29 cidades mineiras fazem parte dessa lista de aeroportos, que tem também municípios dos estados do Espírito Santo, Goiás e Rio de Janeiro.
Um dos serviços a ser realizado, por exemplo, é a Avaliação Deflectométrica do Pavimento, que são efetuados por um equipamento rebocado por uma camionete que, de 20 em 20 metros ao longo da pista de pouso e decolagem, na pista de táxi e no pátio de aeronaves, imprime um impacto no pavimento, através de queda de pesos sobre uma superfície emborrachada. Esse impacto produz ondas que são captadas por geofones e que são analisadas por um software. Não há necessidade de escavação e o ensaio não danifica o pavimento.
Na semana passada, o aeroporto municipal Pedro Pereira dos Santos recebeu um caminhão CCI tipo AC-4. É o segundo veículo destinado à Brigada de Incêndio do aeródromo. De acordo com a Diretoria de Trânsito e Transportes, o veículo foi adquirido pelo governo federal, repassado ao governo de Minas Gerais para que o Estado, através da SETOP, formalize o Termo de Cessão de Uso para o município de Patos de Minas.
Ascom Prefeitura de Patos de Minas