Após notificações preliminares dos hotéis para cumprirem à risca a deliberação, alguns estabelecimentos não estavam atendendo os Decretos Municipais
A Procuradoria Geral do Município informa que foi feita uma fiscalização em hotéis, nesta quinta-feira, (04/06). Desde que houve a primeira notícia de que viriam funcionários para trabalhar em mineradora de Araxá foi iniciado um protocolo de notificação e conscientização dos hotéis sobre as proibições de receber novos hóspedes. Existia desde março, uma regulamentação no município para que os estabelecimentos funcionassem atendendo exclusivamente pessoas que usavam o espaço como moradia.
Após notificações preliminares dos hotéis para cumprirem à risca a deliberação, foi verificado que alguns estabelecimentos não estavam atendendo os Decretos Municipais e as Resoluções do Comitê de Enfrentamento ao COVID-19. Com o descumprimento das regras após fiscalizações e denúncias, os hotéis foram notificados para que regularizassem a situação, já que não podiam receber novos hóspedes. Os órgãos de fiscalização continuaram recebendo denúncias e fotografias de hotéis que estavam hospedando trabalhadores de outras cidades.
Durante a fiscalização realizada nesta quinta-feira, foi detectado principalmente na Pousada Dona Beja que já tinha sido notificada por duas vezes, um volume muito alto de hóspedes e foi necessária a interdição cautelar por questões sanitárias. A Pousada estava sem o Alvará de funcionamento, o Alvará sanitário estava irregular, sendo recomendado o fechamento.
Grande parte dos hóspedes eram trabalhadores que vieram realizar manutenção em uma mineradora de Araxá, podendo aumentar a proliferação do coronavírus e prejudicar o sistema de saúde do município. Inicialmente seriam vistoriados três hotéis que tinham sido notificados, mas todos os hotéis serão fiscalizados para verificar se estão cumprindo as regras determinadas.