Serão abertas 40 vagas e aprovados devem passar por um treinamento com a Polícia Militar
A Secretaria Municipal de Segurança Pública da Prefeitura de Araxá vai lançar, no início do ano que vem, o edital para concurso de agentes da Guarda Municipal. A notícia foi dada pelo secretário Mauro da Silveira Chaves durante a reunião do secretariado no Instituto Colombo.
Segundo Mauro, está sendo feito um levantamento sobre o impacto financeiro que a ação vai gerar sobre os cofres públicos. Serão abertas 40 vagas para agentes de patrulhamento urbano, que deverão custar à administração, algo em torno de 70 mil reais por mês com salários e encargos. O secretário quer que o piso dos concursados acompanhe o das capitais e cidades de grande porte, hoje, fixado em 1.100 reais.
Realizado o concurso, a Guarda Municipal entrará em atividade no mais tardar em julho. Uma parceria com a Polícia Militar vai garantir o treinamento necessário para o contingente. A patrulha será alocada em prédios públicos e áreas de domínio do governo, com poder de autuar e encaminhar às autoridades competentes possíveis agressores ao patrimônio. “A Guarda Municipal é um braço fortalecedor do serviço de segurança pública, trabalhando em conjunto com a polícia para oferecer mais segurança ao cidadão”, destaca Mauro.
Mauro conta que o concurso ainda não foi realizado em função da dotação orçamentária da pasta, que terá uma cota própria a partir de janeiro de 2014. A prefeitura vai investir um segundo montante na compra de veículos e equipamentos necessários para que a guarda possa operar. Esses custos ainda serão levantados pela secretaria. “Tudo que se usa como viés de custeio para segurança pública, não pode ser encarado como gasto, mas como investimento e nós estamos investindo”, finaliza Mauro.
C/ Ascom