Diversas ações vão ser implantadas para colaborar com a unidade hospitalar que atende toda a região
Normalmente fechados aos nossos pequenos mundos, com os olhos vedados à realidade crua do nosso entorno, só despertamos quando os diferentes problemas batem à nossa porta, principalmente aqueles relacionados à saúde ou passando a conhecer os alarmantes números desta área vital.
E foi através de números, desta vez os do Hospital Dr. Hélio Angotti, que atende hoje a uma média de 660 ibiaenses, que o prefeito de Ibiá, Hélio Paiva da Silveira, tomou conhecimento do gigantismo do hospital e a sua importância para toda a região.
A explanação foi feita pela coordenadora da Rede de Proteção Social do Hospital, Geise Alvina Degraf Terra, a assessorada por Vanessa Ribeiro Mota, responsável pela área de Relacionamento Institucional e pelo jornalista Paulo Nogueira.
O Hospital é filantrópico, mantido pela Associação de Combate ao Câncer do Brasil Central, com apoio de centenas de parceiros, atua na prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer. Investe, mensalmente, R$560.000,00 somente em medicamentos oncológicos e materiais hospitalares. Em 2012 realizou um total de 282.018 procedimentos.
Da reunião participaram, também, a secretária de Saúde, Marcela Mesquita, a chefe de Gestão da Saúde, Angélica Kirita, o diretor do SAAE, Gilberto Dutra, que ratificaram a decisão do prefeito Hélio, em desenvolver ações políticas e sociais em favor do Hospital. A ideia é trazer a Ibiá uma equipe de 10 profissionais de saúde para, através de mutirão, num único dia, realizarem consultas preventivas de câncer de colo de útero, próstata, pele e mama.
No dia três de outubro, em Uberaba, o chefe do executivo deve participar do Encontro de Prefeitos Solidários da região, um total aproximado de 60. Outra ação é disponibilizar, através do SAAE, as contas de água para doações de diferentes valores, entabular com o Sindicato Rural de Ibiá, contato ainda a ser feito com a presidente Christiane de Paiva Ferreira Araújo, para a realização, anualmente, de um leilão filantrópico.
“Nesses quatro meses em que me encontro na Prefeitura, talvez tenha sido a reunião que mais me sensibilizou diante da capacidade da equipe do Hospital em expor, com emoção, a garra, o amor, as dificuldades no acolhimento e no tratamento dos pacientes. E quando se fala que temos 660 ibiaenses sendo acolhidos e amados só há uma alternativa: cooperar, cooperar, cooperar”, afirmou o prefeito Hélio Paiva da Silveira.
Doações em dinheiro poderão ser feitas através da Caixa Econômica Federal (Agência: 160 – Conta corrente: 948-8 – Operação: 003) ou do Banco do Brasil (Agência: 3278-6 – Conta Corrente: 3.709-5). As agências dos Correios disponibilizam o Banco Postal (Agência: 0264 – Conta: 62.395-4) para a doação de trocos das operações, uma campanha batizada de Troco Solidário.