Doença psiquiátrica faz portador juntar e guardar material inservível como se fossem preciosos
Foram realizadas nessa semana, em Patos de Minas, no Alto Paranaíba, a limpeza e a retirada de material inservível de uma residência no bairro Jardim Esperança, onde a moradora possui Síndrome de Diógenes, que é um transtorno em que o paciente guarda material dessa natureza, como se fossem preciosidades.
Munidos de um mandado de busca e apreensão para inspeção fitossanitária, a Polícia Militar esteve presente colaborando com a abordagem e facilitando a entrada dos agentes naquele local.
Cerca de 50 agentes de endemias do Programa Municipal de Combate à Dengue participaram da ação que resultou na coleta de 16 caminhões lotados de material inservível de todos os tipos.
Caminhões da Secretaria Municipal de Infraestrutura deram o suporte necessário para encaminhar os resíduos para a destinação final. O assistente social da área também esteve presente e se prontificou a realizar as providências necessárias a respeito da saúde psíquica da paciente.
É importante ressaltar a necessidade de se oferecer tratamento adequado para os portadores da Síndrome de Diógenes, haja vista que os mesmos são acumuladores compulsivos e se esse tratamento falhar, a acumulação desse material continuará e dentro de alguns meses provavelmente a situação da residência será a mesma.
C/ Ascom