Nascente fica numa praça que engloba as Ruas Olímpio Ferreira, Dona Queta, João Eustáquio Borges e Zina Rocha
No início de setembro, a Prefeitura de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, por meio da Secretaria de Infraestrutura, atendendo à solicitação da Diretoria de Meio Ambiente (DMA), realizou serviços de limpeza e roçamento da quadra com a presença de nascente, conhecida como praça da Biquinha do Caramuru.
O pedido da DMA endereçado à Secretaria Municipal de Infraestrutura foi com o objetivo de realizar uma limpeza geral, com poda de grama seca e recolhimento de lixo e entulho, para evitar queimadas e incêndios com o tempo seco no final de agosto, além de mudar o visual da praça que conta com a presença de nascente e uma grande gameleira.
Na justificativa do memorando ambiental o diretor afirma que “o local estava com mato alto com risco de incêndio, a utilização para o uso de drogas e entorpecentes, depósito de lixo e canteiro de apoio a construções próximas, com a colocação de areia, brita, cascalho e tijolos”.
A Diretoria de Meio Ambiente destacou no ofício algumas recomendações para o roçamento e limpeza, tomando os devidos cuidados de preservação da vegetação aquática e vegetação em torno da nascente. “Tal medida é necessária para minimizar os impactos ambientais e sociais até que a área seja urbanizada e protegida, com a construção e revitalização de toda a área da praça”, informou Civuca Costa, diretor de Meio Ambiente, no documento nº 143 / 2015.
Os projetos arquitetônico e elétrico já estão elaborados na Secretaria Municipal de Planejamento da Prefeitura Municipal, aguardando apenas parceiros para convênio no Programa de Adoção de Áreas Verdes e equipamentos comunitários, para serem implementados na praça da Nascente do Caramuru.
Ascom Prefeitura de Patos