Educação, Saúde, Obras, Controle Interno e outros departamentos estão reunidos para buscar soluções
O Prefeito de Pratinha, no Alto Paranaíba, José Joaquim Pereira e os diretores de departamento do município se reuniram para debater um assunto importante para a saúde financeira da cidade. No encontro eles avaliaram real situação da prefeitura e ainda propuseram soluções para redução de gastos.
José Joaquim abriu a reunião falando do atual contexto político do país e da grave crise financeira que atinge os municípios brasileiros, principalmente os pequenos, que tem suas receitas basicamente constituídas pela transferência de recursos da União, através do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
O prefeito repassou a Arrecadação do Exercício 2013 e frisou, que embora com muita dificuldade, a prefeitura vem honrando os compromissos. Foi apresentado os números de gastos com a Saúde, cerca de 23% do orçamento e Educação com gastos em torno de 33% do total arrecadado.
O controlador interno, Silvano José Alves, repassou a todos os custos de pessoal e demais despesas do município como convênios, aporte ao Instituto dos Servidores PRATPREV, médicos, assessores e horas extras. José Joaquim deixou clara a importância da redução de gastos e custeios para o município.
A diretora do Departamento de Educação salientou a dificuldade em reduzir gastos, uma vez que a partir de 2014, o setor recebe um número maior de crianças entre três e quatro anos, aumentando assim os gastos com merenda e transporte escolar. O setor de compras lembrou a todos a questão do planejamento, com um melhor controle do almoxarifado.
O diretor do Departamento de Obras repassou levou informações sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico, que será firmado pelo consórcio através da Associação dos Municípios da Microrregião do Planalto de Araxá (Ampla). Essa é uma das metas para este ano. O prefeito já convocou uma segunda reunião e aguarda propostas pontuais para os problemas.
C/ Ascom