O objetivo diminuir a quantidade de documentos físicos pertinentes a cada órgão público
Começou nesta semana o processo de digitalização do acervo de documentos da Prefeitura Municipal de Tapira, no Alto Paranaíba. O primeiro a passar pelo procedimento é o arquivo do Setor Jurídico da Prefeitura.
O serviço está sendo disponibilizado pela Associação dos Municípios da Microrregião do Planalto de Araxá (Ampla) todos os municípios associados: Araxá, Tapira, Ibiá, Medeiros, Perdizes, Pratinha, Campos Altos e Pedrinópolis.
O objetivo diminuir a quantidade de documentos físicos pertinentes a cada órgão público e facilitar o acesso aos mesmos, 24 horas por dia, sete dias por semana. Os usuários autorizados podem navegar por sua segura Biblioteca de Documentos a partir de qualquer computador em rede, o que simplifica o compartilhamento de documentos e facilita o trabalho em grupo, e assim o atendimento ao cidadão.
“A cada dia, os volumes de documentos físicos tendem a dezenas de milhares. Com orçamentos cada vez mais apertados, a migração para plataformas que reúnam as funções de digitalização, indexação e publicação em Cloud (nuvem) para criar um perfeito fluxo de documentos (Workflow) digitais dentro de qualquer instituição, torna-se fundamental”.
“Pensando nisso a Ampla irá disponibilizar para as prefeituras associadas, uma solução de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED), baseada em um conjunto de soluções que permitirão que os municípios trabalhem com documentos eletrônicos de forma incomparável”, explica o Engenheiro de Computação, Diogo Murilo Lopes, que coordena o projeto.
Ascom PMT