Balanço das atividades foi enviado pela equipe do órgão de defesa do consumidor do município
Araxá é uma das cidades do país que pode contar com uma unidade do Procon, que é o serviço de atendimento e proteção ao consumidor. Na cidade, o local tem movimentação constante de pessoas, buscando soluções para resolver pendências entre lojas e clientes, problemas com serviços, cobranças indevidas, dentre outras avarias da relação Consumidor X Empresa/Prestador.
A cuidadora de idosos, Sônia Auxiliadora, usou no ano passado os serviços do Procon Araxá para resolver um problema com sua operadora de telefonia fixa e móvel. “Faço uma recarga automática todo mês e minha conta estava em dia, porém, minha recarga não era creditada no meu número. Eu liguei e tentei resolver, fui pessoalmente a agência, mas não fui atendida. Então entrei em contato com o Procon e aqui as coisas são diferentes. Com o Procon tudo ficou resolvido”, conta a consumidora.
E Dona Sônia não foi a única que em 2014 precisou do órgão de proteção do consumidor. Segundo o balanço divulgado pela instituição, no ano passado, foram feitos 16.680 atendimentos. Destes, 12.650 pessoas tiveram suas reclamações resolvidas sem aberturas de processos, com contato feito através de ligações telefônicas.
Outras 3.748 pessoas tiveram orientações para problemas apresentados, sendo que muitas procuraram o órgão de maneira preventiva e evitaram ter um problema maior. E, por fim, 282 processos administrativos foram abertos com envio de notificações aos fornecedores.
Ainda de acordo com o balanço do Procon Araxá, apenas 89 processos abertos restaram para dar continuidade em 2015, ou seja, praticamente 90% foram atendidos e resolvidos ainda em 2014. Para Dona Sônia, que teve seu caso resolvido, o Procon é órgão em que o consumidor pode confiar. “Felizmente temos o Procon aqui em Araxá, senão, ficaríamos no prejuízo. E se precisar voltar aqui, em volto”, finaliza.
Outros serviços do Procon
O órgão atua ainda com outras atividades, e continuam sendo realizadas, através de palestras para diferentes seguimentos do comércio, com a finalidade de diminuir os problemas. São realizadas ainda pesquisas de interesse da comunidade, fiscalizações, e ainda um amplo trabalho de informações junto aos órgãos de comunicação.