Ao todo, 79 professores já fizeram pós-graduação stricto sensu, além de 67 bolsas para mestrado e 22 bolsas para doutorado com apoio da Instituição
A formação continuada é uma das principais preocupações do Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá), no Alto Paranaíba, e de sua mantenedora, Fundação Cultural de Araxá (FCA).
Professores que querem fazer mestrado ou doutorado, contam com o apoio da Instituição, que vê resultados positivos para os seus profissionais e para seus alunos, que têm em sala de aula, professores mais bem preparados.
O professor Francisco Ilídio Ferreira Rocha, cursou mestrado e doutorado com o apoio da instituição. Para ele, o apoio foi crucial, visto que além de requerer um investimento financeiro considerável, a Instituição ainda incentiva seus docentes a se aperfeiçoarem. “Com um efetivo programa de bolsas para pós-graduação que dificilmente é encontrado. Quando dizia para meus colegas que o Uniaraxá estava financiando meu doutorado, eles não conseguiam esconder a surpresa de conhecer um exemplo tão evidente de comprometimento com a qualidade da educação superior”, revela.
O professor Almir Gracia Fernandes cursou mestrado e agora, doutorado, com o apoio do Centro Universitário. Para ele, o estudo contribui para uma postura mais segura em sala de aula.
“A diferença foi gritante. Lembro-me ainda das primeiras aulas que ministrei na Instituição, por mais que preparasse minhas aulas, muitos conhecimentos ainda me eram estranhos, especialmente sobre os fundamentos da disciplina. Em 2002 cursei o Mestrado, também financiado pelo Uniaraxá, o que elevou muito a qualidade das minhas aulas e a possibilidade de orientar trabalhos de pesquisa dos meus alunos. Em 2011 iniciei o Doutorado e este curso realmente alterou a minha forma de perceber a pesquisa, tornando-me um pesquisador muito melhor e trazendo uma bagagem muito superior de conhecimento sobre a ciência do Direito”, destaca.
O professor Marco Aurélio Moreira, afirma que levar o tema de sua dissertação para a sala de aula, garante o bom resultado nos projetos aplicados. “Foi a confirmação na qual posso aplicar os recursos adquiridos na literatura e na prática para a Redução de Custos, evitar retrabalhos e proporcionar melhorias contínuas nas organizações”, destaca.
O Centro Universitário também auxiliou a professora Ritta de Cássia Canedo Oliveira a concluir seu mestrado. Segundo ela, desde o início dos estudos foi possível notar a diferença na qualidade do ensino.
“Observei que nas rotinas educacionais a minha capacitação foi capaz de, cada vez mais, melhorar os meus processos de ensino. As metodologias foram sendo constantemente aperfeiçoadas, melhorias importantes nas estratégias de elaboração de minhas aulas de supervisão de Estágio foram acontecendo e uma melhor atenção foi direcionada às demandas de orientações dos Trabalhos de Conclusão de Curso, contribuindo assim para a formação diferenciada de meus alunos”, afirma.
O reitor, professor Válter Gomes, lembra que a visão do Uniaraxá é ser uma Instituição de Ensino Superior de excelência com práticas inovadoras. “O investimento na qualificação dos seus professores visa, principalmente, a melhoria na qualidade dos serviços educacionais oferecidos”, destaca.
Ao todo, 79 professores do Uniaraxá já fizeram pós-graduação stricto sensu com apoio da Instituição. Foram 67 bolsas para mestrado e 22 bolsas para doutorado, alguns professores tiveram apoio para as duas modalidades. Atualmente, 13 professores estão cursando doutorado ou mestrado. O professor que estiver na instituição há mais de três anos e quiser fazer sua pós-graduação stricto sensu, pode solicitar a bolsa. A demanda é atendida dentro do limite estabelecido por ordem de solicitação e, quando não há verba o suficiente, mantém-se lista de espera, porém essa espera não tem passado de um semestre.
Ascom Uniaraxá