Foram discutidos vivências e protocolos para o melhor promover atendimento aos pacientes
Considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o “Mal do Século”, a depressão é um transtorno psiquiátrico que pode atingir pessoas de qualquer faixa etária e qualquer sexo.
Em Sacramento, no Triângulo Mineiro, os profissionais da Atenção Básica receberam uma Capacitação organizada pela Saúde Mental do município, junto a Secretaria de Saúde. O assunto foi discutido pela psiquiatra, Elka Oliveira, junto aos médicos da do setor, abordando manejo, diagnóstico e tratamento para casos de depressão e distimia.
O encontro entre os profissionais teve uma duração de três horas e foram discutidos vivências e protocolos de atendimento para melhor promover atendimento à população. Na oportunidade, ainda foram ainda discutidas novas temáticas para outros momentos de educação continuada.
O Sistema Único de Saúde (SUS) tem papel importante na atenção à saúde e tratamento de pessoas com depressão e outros problemas mentais. Os atendimentos e tratamentos para depressão são feitos, prioritariamente, na Atenção Básica, principal porta de entrada para o SUS, ou nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), onde o usuário recebe atendimento próximo da família com assistência multiprofissional e cuidado terapêutico conforme a singularidade de cada cidadão.
A doença
Sabe-se que o desânimo e os demais sintomas da depressão são provocados por desequilíbrios cerebrais, com a diminuição de neurotransmissores como a serotonina, hormônio ligado à sensação de prazer e bem-estar. Além das alterações de humor ou irritabilidade, ansiedade e angústia a depressão possui diversos sinais e sintomas, que podem ser isolados ou somatizados.
A depressão pode provocar também manifestações fisiológicas e por este e outros motivos, o tratamento é feito com auxílio de profissionais capacitados, incluindo na equipe médicos, enfermeiros, agente comunitário de saúde e psicólogos, que determinarão o acompanhamento terapêutico conforme cada caso. É importantíssimo ressaltar que o apoio da família é fundamental e faz grande diferença no tratamento do paciente.
Além do atendimento médico, a psicoterapia ajuda o paciente na reestruturação psicológica do indivíduo, além de aumentar sua compreensão sobre o processo de depressão e na resolução de conflitos, o que diminui o impacto provocado pelo estresse.