Capacitação destinada aos Médicos e Enfermeiros, teve como objetivo ampliar conhecimentos e qualificar os profissionais
A Secretaria de Saúde de Ibiá, no Alto Paranaíba, através da Vigilância em Saúde, em parceria com a Superintendência Regional de Saúde de Uberaba, realizou uma Capacitação em Hanseníase para Médicos e Enfermeiros Atenção Básica do município.
O evento aconteceu no Auditório do Sindicato dos Produtores Rurais de Ibiá, sendo ministrado pela Referência Técnica do Programa de Eliminação da Hanseníase SMS/Uberaba, Adriana Naves Coelho.
A capacitação destinada aos Médicos e Enfermeiros, teve como objetivo ampliar conhecimentos e qualificar os profissionais sobre as formas de acolhimento, prevenção, diagnóstico e tratamento da hanseníase, além de planejar as ações no intuito de identificar precocemente pacientes suspeitos da doença na comunidade e assim contribuir com a meta de redução do Ministério da Saúde.
Uma aula teórica sobre o tema, tendo como base as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde, foi ministrada. Logo após, os profissionais tiveram uma demonstração do exame dermato-neurológico e ainda houve o depoimento de um paciente que realizou o tratamento de Hanseníase, o qual relatou os sintomas e as queixas a respeito da doença.
A hanseníase é uma doença infecto-contagiosa causada pelo bacilo Mycobacterium leprae. A transmissão da hanseníase é feita a partir do bacilo, um parasita intracelular que apresenta afinidade por células cutâneas e por células dos nervos periféricos.
Os pacientes de hanseníase sem tratamento eliminam os bacilos através do aparelho respiratório superior (secreções nasais, gotículas da fala, tosse, espirro). Os sintomas da hanseníase incluem: manchas brancas ou avermelhadas, com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato; áreas da pele com alteração da secreção de suor; caroços e placas em qualquer local do corpo; diminuição da força muscular.
C/ Ascom