Governo de estado está implantado um novo sistema de informação da doença
Os profissionais do Programa Municipal de Combate à Dengue (PMCD) de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, participaram de um treinamento do novo sistema de informação da dengue (SISPNCD).
O SISPNCD será utilizado para acompanhar os trabalhos dos agentes de endemias. Com ele, o Governo do Estado de Minas Gerais pretende obter informações sobre as áreas de maior risco de transmissão da dengue para melhor direcionar os trabalhos das equipes. A nova versão do programa terá informações complementares, dentre elas:
• Cadastro de Pontos Estratégicos, veículos (UBV), armadilhas, áreas e microáreas;
• Cadastro de recursos humanos, com informações apenas dos quantitativos de agentes, supervisores, motoristas, laboratorista, entre outros;
• Relatórios de consumo de inseticida nas atividades de rotina (visita casa-casa) e emergenciais;
• Utilização do Sisloc com vistas à organização e atualização na base de localidades;
• Programação dos ciclos de atividades de aplicação de Ultra Baixo Volume (UBV).
Como houve a substituição dos formulários utilizados no programa, todos os agentes de endemias lotados no PMCD participaram de um curso, onde foram instruídos sobre a correta forma para o preenchimento adequado dos mesmos.
Sueli Maria, responsável pelo PMCD, comentou sobre o treinamento. “Foi um momento de troca de informações muito importante e que visou basicamente a melhora no atendimento aos munícipes além de um cuidado maior na eliminação de focos para proliferação do mosquito da dengue e chikungunya”, disse.
Ascom Prefeitura de Patos de Minas