Com as duas edições, o Programa Mineiro de Empreendedorismo e Gestão para Resultados Municipais beneficiará 504 prefeituras mineiras
Um total de 2.962 servidores de 242 prefeituras mineiras está participando da segunda edição do Programa Mineiro de Empreendedorismo e Gestão para Resultados Municipais. Realizado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), o programa consiste na capacitação de servidores municipais com atuação em setores estratégicos nas prefeituras, em temas de gestão pública em áreas como saúde, recursos humanos, finanças e empreendedorismo. Na primeira edição do programa, em 2013, foram capacitados cerca de dois mil servidores de 420 prefeituras de diversas regiões do Estado.
Dos municípios inscritos para este ano, 84 são novatos, uma vez que a Seplag abriu nova oportunidade para prefeituras que já haviam participado da primeira edição. “A iniciativa se justifica pelo desejo manifestado por muitas administrações municipais de ampliar a capacitação para mais servidores. Prova disso é que estamos registrando em média 16 servidores inscritos por município, enquanto no ano passado esse número ficou em 5”, explica a coordenadora do programa e subsecretária de Gestão da Estratégia Governamental da Seplag, Adriane Ricieri Brito. A nova capacitação, que integra a segunda edição do Programa, teve início na última segunda-feira (17).
O total de 84 novas prefeituras somado às 420 que participaram em 2013 alcança o montante de 504 administrações municipais no programa. “Este número é bastante significativo, pois revela que a abrangência do Programa chega a cerca de 60% do total dos municípios de Minas. Demonstra, também, o interesse de mais da metade das administrações municipais em aprimorar a gestão pública em busca da melhoria da prestação de serviços ao cidadão”, afirma a subsecretária.
Adriane Ricieri ressalta que o curso foi formatado com temas pertinentes à realidade das administrações municipais, de forma que os servidores poderão, a partir da capacitação, identificar oportunidades de melhoria para a gestão das prefeituras. “A Seplag está repassando gratuitamente para os municípios a experiência adquirida pelo Executivo estadual em boas práticas de gestão vivenciadas em Minas desde 2003 e que em muito contribuíram para o desenvolvimento do Estado”, disse.
A capacitação dos servidores é gratuita e feita por meio da plataforma de Ensino à Distância (EaD) do Canal Minas Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde (SES), que é parceira da Seplag na realização do programa. Os alunos participam do curso no próprio local de trabalho por meio do site www.conversandosobregestao.mg.gov.br, onde têm acesso ao conteúdo do programa utilizando como material de suporte videoaulas, cartilhas e manual prático sobre cada um dos temas. Eles contam também com o suporte on-line de tutores que esclarecem dúvidas, orientam e supervisionam o desempenho de cada servidor.
O curso terá duração média de quatro meses e será trabalhado em seis módulos, nos quais os servidores terão a oportunidade de aprofundar os conhecimentos em temas como finanças públicas municipais, gestão de projetos, compras governamentais, gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), plano de carreiras e captação de recursos nacionais e internacionais. Ao final de cada módulo o servidor passa por um teste de conhecimentos no qual deve ter, no mínimo, 60% de aproveitamento para prosseguir nos demais módulos. O servidor recebe o certificado de conclusão ao final de cada módulo no qual é aprovado.
C/ Ascom