Horário de funcionamento de supermercados e academias foi ampliado; medidas podem ser revistas a qualquer momento
O Comitê de Enfrentamento do Covid-19 em Araxá se reuniu na tarde dessa terça-feira para avaliar a situação dos casos em Araxá após o decreto restringiu horários de comércios e proibiu a venda de bebidas alcoólicas na cidade. A Secretária de Saúde, Diane Dutra, que preside o Comitê, em entrevista coletiva logo após a reunião, informou que houve uma queda de casos na cidade, mas que a situação ainda não é tranquila e por isso, o Comitê decidiu prorrogar a proibição de vendas de bebidas alcoólicas na cidade por mais sete dias. Horários de supermercados e academia serão ampliados com o novo documento.
“Nós precisamos de um tempo maior para colher os frutos das medidas tomadas. Já deu pra gente notar que diminuímos a procura nas Unidades de Saúde. Nossa avaliação foi de que a gente precisa de mais uma semana com algumas restrições para que possamos ter uma redução efetiva. Nós estamos com a ocupação de leitos de UTI em 85%, estamos enfrentando uma disseminação do vírus muito mais rápida que antes, então é importante a gente manter algumas regras”, explica Diane.
O Decreto anterior vale até essa quarta-feira (03), quando o novo será publicado e passa a vigorar, a partir de 04 de março, por mais 15 dias. “A venda de bebidas fica proibida dentro desse novo decreto por mais sete dias, podendo ser prorrogado lá na frente. Todas as medidas podem ser revistas a qualquer momento conforme a situação das contaminações na cidade”, disse a Secretária.
Com o novo Decreto, supermercados e lanchonetes poderão funcionar até às 20h. Restaurantes podem ficar abertos até às 22h, de segunda a sábado. Academias também podem ficar abertas até as oito da noite no novo decreto. Tudo de segunda a sábado. Comércio pode funcionar de segunda a sexta, até às 18h, e aos sábados até 12h. Academias, supermercados, lanchonetes e comércio em geral tem que ficar fechados aos domingos. Restaurantes e bares podem funcionar para almoço até às 15h aos domingos. Tudo sem a venda de bebidas alcoólicas durante mais sete dias.
Ainda fica suspensa a realização de atividades coletivas, que enquadram, por exemplo, esportes com mais de duas pessoas praticando. Sobre as aulas, a partir de 08 de março, voltam a acontecer. “As aulas nas escolas particulares voltam no dia 08 de março e na rede pública, retorna dia 15 de março. Existe protocolo do município, seguindo orientação do Estado, onde as aulas voltam de forma organizada e de forma híbrida, com plano de contingência aprovado pela Vigilância Sanitária”, destaca Diane. A presença dos alunos dentro da escola não é obrigatória.