Encontros tem objetivo de estimular a valorização da vida através de dinâmicas de grupos e roda de conversas
Em mais uma ação do Programa Saúde na Escola (PSE) na cidade de Sacramento, foi realizado mais um encontro dentro dos Projetos Cara limpa e Agenda Mais Acesso, com os alunos do segundo ano do ensino médio da Escola Estadual Coronel José Afonso de Almeida.
A equipe da secretaria de saúde contou com a participação do psicólogo Mauro José da Silva Junior, coordenador do Projeto Cara Limpa, das gerentes de atenção básica Benedita Nunes Santana e Indianara Aparecida Viana, do acadêmico de educador Físico Eduardo Enrico Mariano e da diretora de atenção primária Caroline Magela Cruvinel de Oliveira.
O encontro teve como objetivo estimular a valorização da vida através de dinâmica de grupos e roda de conversas possibilitando discussões de temas como saúde emocional, construção de rede de apoio para enfrentamento de barreiras e desafios, autocuidado, expressão saudável dos sentimentos e emoções, resiliência, respeito às diferenças, prevenção ao uso de drogas e orientações sobre a saúde sexual e reprodutiva.
Foi possível perceber ampla participação dos alunos que colocaram suas opiniões, tiraram dúvidas e se envolveram nas atividades. Na oportunidade foram orientados sobre os serviços de saúde mental e as ações da Academia Viva e convidados a participar do Projeto Cara Limpa e da Agenda Mais Acesso através dos encontros realizados nos grupos formados nas Unidades Básicas de Saúde.
O que é o Projeto “Cara Limpa Jovens”
No “Cara Limpa”, os jovens ficam responsáveis pelas sugestões, pela produção de conteúdos e pela elaboração de projetos inovadores. Assim, eles desenvolvem seu potencial e competências que serão úteis para sua vida profissional e social, tornando-se líderes transformadores da realidade, com identidade própria, senso crítico e capacidade de lidar com adversidades: adultos proativos e cidadãos.
Academia Viva / Cara Limpa é um projeto social que busca extrair o conhecimento do jovem, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. O projeto não dá respostas às perguntas do jovem, pelo contrário, provoca-o, coloca-lhe desafios e instiga-o a resolvê-los. É através da pesquisa, das experiências e vivências de diferentes situações que o jovem encontra as respostas, estimulando-se o protagonismo. Ao mesmo tempo provoca uma reflexão sobre seus valores e a prática in-loco da cidadania, assim resultando numa formação cidadã.
A missão do Cara Limpa é despertar o jovem para o seu potencial e para ideais solidários, a partir do trabalho voluntário, do protagonismo juvenil e de uma metodologia com eixo central no jovem. O nome “Academia Viva” surgiu da analogia com uma academia de ginástica. Quem vai a uma academia de ginástica quer ficar mais forte e saudável; tem vontade de se exercitar; trabalha os músculos do corpo. E há sempre um treinador observando se os exercícios estão sendo bem feitos.
O “Academia Viva” tem que ser algo semelhante, mas que exercite o corpo e a mente. A população tem que “malhar”, não porque lhe foi imposto, mas sim porque ela acredita que os exercícios serão essenciais para o seu desenvolvimento pessoal e profissional com saúde e qualidade de vida.
O governo municipal de Sacramento acredita que na adolescência nada é mais importante do que a educação. Sendo uma fase em que tudo é vivido intensamente, é preciso oferecer aos jovens oportunidades para que eles possam transformar seu potencial em competências, tendo posições firmes consigo mesmos e com a sociedade.
Vale lembrar que cada um tem uma individualidade, com competências e gostos próprios, que deve ser respeitada e direcionada para ações positivas.
O homem é fruto das oportunidades que tem e das escolhas que faz. Nesse sentido, o jovem precisa ser orientado e receber apoio para fazer suas escolhas, baseando-se em valores, realização e satisfação pessoal e profissional, e não apenas em critérios materiais. Um jovem assim poderá vir a ser um líder no seu campo profissional e no seu entorno.