Minas no Foco

Projeto com gestantes de Araxá, desenvolvido no Setor Norte

Encontros mudam a rotina de cada participante na Uninorte, no bairro Urciano Lemos

A Prefeitura de Araxá, através da Secretaria Municipal de Saúde, desenvolve um projeto importante com gestantes, pacientes das unidades Estratégias Saúde da Família (ESF), dos bairros Tiradentes, Ana Pinto de Almeida, Urciano Lemos, Orozino Teixeira e Pão de Açúcar e da Unidade Básica de Saúde (Uninorte). As gestantes participam semanalmente de encontros promovidos na UBS situada no bairro Urciano Lemos.

No final da última semana, 18 gestantes participaram do encontro que beneficiou a segunda turma do projeto. Nesse dia, elas receberam atendimento na área da estética com maquiagem, unha, cabelo e fotografia, valorizando a beleza de cada uma. Temas relacionados ao acolhimento do bebê, amamentação e planejamento familiar foram tratados nos encontros. Além da parte teórica e estética, as participantes receberam kits para bebê contendo roupa, manta, fralda, toalha infantil, sapatinho, meia, gaze, mamadeira, luva e toalhinha de boca.

Juliana Ribeiro Martins Borges, enfermeira assistencial, conta que o projeto surgiu a partir de levantamento que constatou ter o setor norte uma maior população de gestante com relação às outras regiões. “Resolvemos atingir um número maior que, por exemplo, fosse atendido nas Estratégias Saúde da Família. Todas as dúvidas relacionadas a maternidade procuramos sanar. Tentamos fazer encontros que unissem principalmente toda a família de cada uma das participantes”, destaca Juliana.

Essa iniciativa já atingiu cerca de 40 gestantes, como no caso de Sara Carneiro da Silva, que está no sétimo mês de gestação. Para ela, o projeto é novidade e muito bom. “Os encontros nos ajudaram muito principalmente porque no início da gestação sentimos medo, não sabemos como lidar com a gravidez. O projeto ajuda nesse sentido e abrange também o cuidado que devemos ter com o recém-nascido”, comenta. A Secretaria Municipal de Saúde deve prosseguir com a realização desse projeto a partir de fevereiro de 2019.

Compartilhe esta notícia:

Related Posts