Ao todo, mais de 60 trabalhos foram encaminhados por diversos municípios para análise
A Saúde de Bambuí é premiada ao apresentar um projeto no Prêmio Mellyssa de boas práticas na prevenção à saúde materna e infantil. O projeto foi desenvolvido pelo médico Murilo de Miranda Cardoso e pela enfermeira Laís Olímpia Lucas Alves e ficou em terceiro lugar em Minas Gerais. Os dois profissionais desempenham trabalhos na Unidade Básica de Saúde Padre Rafael de Paulo Lopes, UBS Açudes.
O Projeto Mellyssa é desenvolvido pelo Ministério Público de Minas Gerais e surgiu com o objetivo de valorizar e estimular as ações de enfrentamento à mortalidade materna e infantil. Ao todo, mais de 60 trabalhos foram encaminhados por diversos municípios para análise e apuração pela comissão organizadora. Dentre esses, as 10 melhores boas práticas irão participar de um e-book sobre o enfrentamento da mortalidade materna-infantil e de uma série na TV MP sobre o mesmo tema. Os três melhores trabalhos serão apresentados pelos autores em um seminário internacional, a ser realizado em dezembro na Universidade de Coimbra, em Portugal.
Mellyssa é o nome de uma criança que morreu logo após o nascimento, em decorrência de uma infecção congênita cujo exame de detecção deve fazer parte do pré-natal. Mesmo tendo sua mãe passado por várias consultas médicas durante a gestação, a doença só foi diagnosticada no final da gravidez quando o quadro já era irreversível para o bebê.