Pular para o conteúdo principal

Minas no Foco

Programa Lian Gong oferece aulas gratuitas de ginástica terapêutica em Araxá

Ideia surgiu da necessidade de promover às pessoas tratamentos alternativos contra dores musculares

Mais saúde, bem-estar e qualidade de vida. Buscando proporcionar os benefícios da ginástica terapêutica às pessoas, o pátio da Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB) recebe o projeto Lian Gong duas vezes por semana. A iniciativa é gratuita, aberta à comunidade e acontece em parceria com a Prefeitura de Araxá.

Técnica da medicina tradicional chinesa, o Lian Gong surgiu na década de 80. A prática proporciona benefícios aos praticantes, onde por meio de 18 terapias e de um trabalho de consciência e integração corporal é promovido o estímulo de músculos e articulações.

Em Araxá, o projeto é realizado desde 2005. De acordo com o médico reumatologista e coordenador Carlos Eugênio Parolini, a ideia surgiu da necessidade de promover às pessoas tratamentos alternativos contra dores musculares. “Na prática do exercício, a gente trabalha praticamente todas as articulações. Trabalhamos a questão do alongamento e um pouco a parte mental, no sentido de relaxamento e diminuição do estresse. Junto com o movimento, foram agregados outros exercícios que são importantes para a região do timo e da amígdala, que são órgãos responsáveis pela imunidade e emoções”, explica.

Quem pode participar?

O Lian Gong pode ser praticado por qualquer pessoa a partir dos 8 anos de idade, com contraindicação para quem tem problemas graves de joelho e tornozelo, ou que não consiga ficar de pé por muito tempo.

Para quem tiver interesse em participar, basta comparecer na Fundação Cultural Calmon Barreto às terças e quintas-feiras, das 7h às 8h, e realizar a atividade. Ao final, o participante deverá manifestar o interesse em ser incluído em um grupo de WhatsApp, utilizado para repassar informações sobre a rotina de atividades do projeto e orientações de exercícios.

Compartilhe esta notícia:

Related Posts