Apresentação das melhorias reuniu empresários, autoridades e imprensa
O Presídio Regional de Araxá, no Alto Paranaíba, em parceria com o Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep), e o Juiz de Direito, Renato Zupo promoveram um encontro no auditório da unidade prisional, para apresentar as instalações e melhorias realizadas por meio de parceiros no local. Na oportunidade foi falado também, da projeção de novas propostas, visando o bem-estar social e humano.
Duas obras de ampliação foram apresentadas, como a construção de um novo pavilhão na área onde funcionava a horta, que é um dos pontos de atividade dos detentos, e um parlatório, que é um compartimento específico para receber visitas, separando o detento do visitante por um vidro.
“Os recursos que são investidos na segurança pública, eles passam pelo Consep”, explica o diretor do Conselho, João Bosco Ferreira. O número de detentos está acima do programado. O prédio comporta 128 presos e temos 335. “No ano passado tivemos a presença do superintendente do setor de vagas aqui e ele se prontificou a passar um projeto para a construção de um novo pavilhão. Com ele as presas sairão do pavilhão masculino. Todas as unidades de Minas Gerais e do Brasil estão com a capacidade acima do normal”.
O projeto do parlatório, por exemplo, tem orçado apenas em materiais de construção R$ 92 mil, sem relatar mão de obra.