Os cursos técnicos oferecidos de forma concomitante ao ensino médio pelo programa têm a coordenação da Secretaria de Educação
Os 8.840 alunos de 208 escolas da rede estadual dão seus primeiros passos rumo à profissionalização. Estão sendo iniciadas as aulas das novas turmas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) nas escolas estaduais que oferecem o curso aos seus alunos.
Em Minas, as aulas do programa que são concomitantes ao ensino médio são gerenciadas pela Secretaria de Estado de Educação (SEE). As escolas, que oferecem o curso para seus próprios alunos, dentro de suas dependências estão, desde a semana passada, iniciando as aulas das novas turmas.
Além do Pronatec dentro das próprias escolas, Minas tem cursos técnicos em instituições parceiras da SEE. Com recursos do programa, a rede de ofertantes – Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (Utramig), instituições do Sistema S (Senai, Senac, Senar e Senat), colégios vinculados a universidade federais e institutos federais de educação – oferecem cursos técnicos para alunos da rede.
Enquanto as escolas organizam sua própria seleção de alunos que farão os cursos, a seleção para a rede de ofertantes é feita pela SEE. O processo de 2014 já foi finalizado e o calendário de matrículas e aulas é determinado por cada uma das instituições.
C/ Ascom