Motoristas avaliam o projeto e contestam que atenção deve ser dos condutores
No perímetro urbano da cidade de Araxá, no Alto Paranaíba, estão em funcionamento radares nas avenidas Danilo Cunha, João Paulo II, Imbiara, Vereador João Sena, Amazonas e na rua Uberaba. Em todos eles, a velocidade deve ser reduzida. Seja para 40 km/h ou 50 km/h a atenção é para quem trafega no local.
No prazo que corresponde ao mês de junho de 2014 até primeira semana de março deste ano, 468 motoristas avançaram o sinal nos redutores da avenida Getúlio Vargas com praça São Domingos, no Centro; avenida Imbiara com praça da Matriz;e no cruzamento da rua Ipiaó com avenida Vereador João Sena.
Em toda a cidade, são dezoito cruzamentos com semáforos. E tramita na Câmara de Vereadores Deputado Carlos Lemos, de Araxá, um projeto do vereador Cesar Romero da Silva (Garrado), para que seja instalada luz piscante nesses pontos. “Acredito que a descrição nas vias não é suficiente para alertar o condutor”, explica o legislador.
Quem avalia o projeto são os próprios motoristas. “Acho que a luz piscante auxilia a nós motoristas e nos ajuda a lembrar que ali a velocidade deve ser reduzida, mesmo sendo uma via de trânsito rápido”, conta Flamarion Rodrigues, vendedor.
O contador Luciano Gomes acha que a responsabilidade deve vir dos condutores. “Acho que cada motorista deve ficar atento no trânsito, já tem placas sinalizando onde tem e onde não tem radar, seguindo o indicado ninguém sai perdendo”, relata.
Quem descumpre a velocidade estipulada pelos radares acumula pontos na carteira de habilitação e paga multa de R$ 500.