Minas no Foco

Qualificação profissional gratuita para os jovens de Araxá

São treinamentos em áreas variadas como moda e design, estética e beleza, gastronomia e educação

Está aberta a temporada de qualificação para os jovens de 16 e 17 anos em Araxá. São treinamentos que visam oferecer aos adolescentes o despertar para o empreendedorismo e para a possibilidade de ser dono do próprio negócio.

Os cursos gratuitos serão oferecidos pelo projeto Primeira Chance que visa proporcionar estágio, trabalho e renda para adolescentes. As aulas serão nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Núcleos de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de sete bairros da cidade, numa parceria entre a Secretaria Municipal de Ação Social e o Instituto Apreender, com recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

São mais de cem vagas, as inscrições estão abertas e os treinamentos começam a partir do dia 4 de agosto, no período da tarde, para os cursos de Atendimento ao Cliente/Garçom; Pizzas, Pães, Roscas e Biscoitos (CRAS Abolição); Personal Organizer (CRAS Francisco Duarte); Maquiagem (Núcleo do Bairro Leblon); Design de Sobrancelha (Núcleo do Boa Vista); Bombons e Trufas (Núcleo do Santo Antônio); Decoração de Mesa de Frios (Núcleo do Pão de Açúcar) e Informática Essencial (Instituto Apreender).

A assessora técnica da Secretaria de Ação e Promoção Social, Fernanda Negrão, explica que é a primeira vez que esses cursos são oferecidos para os adolescentes da cidade. O objetivo é oportunizar aos jovens o acesso às novas oportunidades, para que busquem alternativas para geração de renda e ingresso no mercado de trabalho.

“Qualificar é muito importante porque é difícil dar oportunidade para quem não tem experiência. Quando esses adolescentes procurarem emprego terão algo mais, será um diferencial para aumentar a chance de contratação”, ressalta.

Fernanda informa que as vagas são voltadas para jovens que estudam e têm prioridade os adolescentes que são pais. Nesta semana, equipes da Secretaria, do CRAS e Núcleos fazem busca ativa, visitam escolas públicas e espaços nos bairros para divulgar os cursos.

Os participantes receberão lanche e alguns treinamentos terão transporte gratuito. Mais informações pelo telefone (34) 3691-7065. Busque o CRAS ou Núcleo de Convivência mais próximo de sua residência e inscreva-se.

• CRAS Francisco Duarte – Rua Antenor Silva Soares, 300, telefone: 3691-3118

• CRAS Abolição – Rua Marcolino Coelho Borges, 390, telefone: 3662-1803

• Núcleo Santo Antônio – Rua Luiz Dumont Fonseca, 215, telefone: 3691-7101

• Núcleo Leblon – Edmundo Rodrigues da Silva, 445, telefone: 3662-6552

• Núcleo Pão de Açúcar – Eurindo Barbosa de Lacerda, 245, telefone: 3664-7150

• Núcleo Bom Jesus – Jason Armando de Paula, 117, telefone: 3691-7119

• Núcleo Boa Vista – Rua Guimarães Natal, 15, telefone: 3664-2985

• Instituto Apreender – Rua Luiz Colombo, 139, telefone: 3662-2389

Compartilhe esta notícia:

Related Posts