Estudo da UFRJ divulgado nessa terça-feira confirma variante britânica na cidade
O resultado de viagens, festas e aglomerações do período de carnaval já começa a ser identificado em Araxá nessa terça-feira (23), quando a cidade bate recorde de casos positivos e mortes em apenas 24 horas, desde o início da pandemia. Segundo a Secretaria de Saúde foram 153 novos registros de pessoas que testaram positivo para o coronavírus e quatro óbitos confirmados, dois que estavam em investigação e outros dois que estavam internados em Uberaba devido a outras comorbidades.
Um aumento de 48,5% em relação ao então maior número de casos positivos notificados no município (103), registrado no Boletim Epidemiológico de Enfrentamento à Covid-19 em 10 de fevereiro. O maior número de mortes registradas anteriormente em um único boletim era de dois pacientes.
O município decretou uma série de medidas para tentar frear o avanço da doença no município nos últimos dias. Dentre elas, o cancelamento do ponto facultativo e revogação do feriado de Carnaval e a proibição total de venda de bebidas alcoólicas durante 15 dias em Araxá.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Diane Dutra, o recorde de casos é fruto de viagens, festas e aglomerações do Carnaval. “Mesmo com o cancelamento do ponto facultativo e feriado do Carnaval, algumas empresas concederam o recesso aos trabalhadores. Segundo o monitoramento realizado desses casos, muitas dessas pessoas estiveram em viagem, festas em ranchos, cidades vizinhas e aglomerações em casa.”
Diane explica que o resultado das medidas de restrições publicadas no último decreto municipal, válidas a partir do dia 16 de fevereiro, será identificado na próxima semana. “Somente na próxima semana que vamos conseguir avaliar se as medidas impostas surtiram o efeito esperado. Por enquanto, o que temos é o resultado do Carnaval, que mesmo com a ação do município, muitos não respeitaram.”
Óbitos
A Secretaria Municipal de Saúde informa que quatro óbitos foram registrados nas últimas 24 horas, dois estavam em investigação e outros dois estavam internados em Uberaba devido a outras comorbidades. Todos são do sexo masculino, com 71, 78, 79 e 84 anos. Com isso, Araxá chega a 65 óbitos confirmados até o momento.
Variante britânica confirmada na cidade
Um estudo da Rede Corona-Ômica BR-MCTI, por meio da colaboração do Laboratório de Virologia Molecular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com o Laboratório de Biologia Integrativa do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federa de Minas Gerais (UFMG) e o Instituto Hermes Pardini, sequenciou 25 genomas de SARS-CoV-2 da variante do Reino Unido em oito estados brasileiros: Bahia, Sergipe, Mato Grosso, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.
Em Minas Gerais, Araxá figura entre as cidades com a variante do vírus, ao lado de BH, Betim e Barbacena. As amostras foram coletadas entre os dias 7 e 21 de janeiro de 2021. “O principal achado deste estudo é a detecção da presença da variante britânica da Covid em oito estados brasileiros. Agora é atenção total para o monitoramento do impacto disso”, ressaltou Carolina Voloch, uma das autoras do estudo. A nota do estudo pode ser acessada neste link.
Com Informações da UFRJ e Assessoria de Comunicação PMA