Local também carece de um processo para a canalização de esgoto e atividades para os moradores
Vereador Raphael Rios abriu seu pronunciamento na tribuna, nesta terça-feira (12), cobrando providências urgentes para a comunidade da Boca da Mata. Em recente visita à escola José Bento, Raphael aproveitou para ouvir a comunidade. Ele recebeu diversas demandas para os setores de saúde, infraestrutura, ensino profissionalizante, esporte e lazer, das quais apresentou indicações para os setores competentes.
“A Boca da Mata caiu no esquecimento ao longo dos anos, e nesse tempo as dificuldades só vem aumentando. O acesso ao local está completamente comprometido, pois do asfalto que existia na via principal da comunidade, pouco restou. Precisa de um recapeamento urgente”, comentou o vereador.
Além disso, o vereador relatou que o local carece de atendimento médico, de incentivo aos pequenos produtores por meio de cursos profissionalizantes, oferta de atividades sociais e integração dos alunos da escola com as demais unidades de Araxá em atividades esportivas, além de opções de lazer.
“Por estar à margem de uma rodovia, a Boca da Mata poderia ser uma referência em vendas de produtos da nossa terra, como os doces, por exemplo. Estamos viabilizando parcerias para que a comunidade receba cursos profissionalizantes, justamente para fomentar essa atividade de produtor familiar, muitos estão ali no ostracismo”, disse Raphael.
Indicações apresentadas para a Boca da Mata
– Serviço de recapeamento (Secretaria de Serviços Urbanos);
– Implantação de um Programa de Saúde da Família (PSF) ou programa itinerante para atendimentos aos moradores, com profissionais de saúde (Secretaria Municipal de Saúde);
– Implantação de um Centro de Convivência, com aulas de reforço escolar, alongamento, assistência social e demais atendimentos para a comunidade local (Secretaria de Obras Públicas e Mobilidade Urbana);
– Canalização de esgoto (Copasa).
Destaques Setembro Amarelo
Raphael Rios destacou as atividades que estão sendo realizadas no Setembro Amarelo, com temas voltados para o combate e prevenção ao suicídio, quebrando tabu para o debate e para a importância da valorização à vida. No domingo (10), a mobilização foi na praça da Igreja Matriz, que recebeu enfeites com balões amarelos e cartazes.
No próximo sábado (16), mais uma mobilização com distribuição de panfletos e balões amarelos, caminhada e panfletagem, partindo da Praça Governador Valadares.
Diversas ações também estão acontecendo nas Unidades de Saúde e empresas da cidade.
Raphael é autor da recém-sancionada Lei que instituiu 10 de Setembro como o Dia Municipal de Combate e Prevenção ao Suicídio.
Plano de Acessibilidade
Outro assunto que o vereador repercutiu na tribuna foi quando a falta de ações para a acessibilidade nas vias públicas do Município, conforme estabelecidas no atual Plano Diretor Estratégico de Araxá, em áreas como em funções sociais, edificações e posturas, mobilidade e diretrizes para transporte público.
Nos últimos anos pouco foi feito para a questão da acessibilidade, e o que foi feito grande parte é motivo de contestação, ou seja, rampas instaladas sem nenhuma padronização, em locais onde sequer existem passeios ou dão de frente com postes, travessias elevadas também fora de padrão, falta de acessibilidade em órgãos públicos, entre outros.
Isso e outros problemas foram tema de um amplo debate durante a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. “É uma classe que reivindica e merece ter seus direitos atendidos, saindo do papel”, relatou Raphael.
Além disso, ele relatou que é imprescindível a criação do Conselho de Mobilidade Municipal e Conselho da Pessoa com Deficiência, para que a cobrança de ações de acessibilidade tenha mais efetividade.
“Araxá precisa avançar e muito nessa questão, um portador de deficiência ou de mobilidade reduzida precisa de condição, segurança e autonomia para ir e vir”, concluiu Raphael.
Moção Acia Jovem
O vereador encerrou seu pronunciamento com a apresentação de Moção de Congratulação e Reconhecimento à diretoria da Acia Jovem, pelas diversas ações para contribuir com o fomento ao turismo e demais setores do desenvolvimento econômico, como o recente Happy Hour Empresarial promovido no Tauá Grande Hotel, com palestra sobre o tema Turismo Inteligente.