O número de ocorrências até agosto é preocupante, registrando um aumento de 30%
O aumento de focos de queimadas está preocupando o Corpo de Bombeiros, de Araxá, Alto Paranaíba. Desde o início de agosto, a incidência de queimadas vem crescendo, principalmente na área urbana do município. Segundo o comando, nos doze meses de 2013 foram 37 ocorrências. Este ano, somente nos oito meses, foram 40. O número representa crescimento de mais de 30%.
O clima seco, somado ao forte calor e à baixa umidade, tem contribuído para o quadro. No final desta semana, o Portal Minas no Foco registrou o incêndio numa mata do Setor Leste da cidade. O local da queimada está situado em uma área de vegetação, que separa os bairros Belvederes e Veredas da Cidade.
De acordo com o Instituo de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável (IPDSA) são quase 11 mil lotes vagos na cidade. Em muitos dos pontos onde ocorre o fato, a fumaça avança para o Centro da cidade.
Segundo o Tenente Ricardo, do Corpo de Bombeiros a queimada traz enormes danos. “Quando acontece o incêndio isto pode atingir a residência próxima. Sem contar que a vegetação alta facilita o acumulo de animais peçonhentos e esconderijos de marginais. Além dos problemas respiratórios para crianças e idosos”, explica o tenente.
O Corpo de Bombeiros tem realizado um trabalho preventivo em lotes da cidade, a ideia é controlar e diminuir os índices de queimadas durante a época da seca. “Estamos realizando diariamente vistoria nesses terrenos vagos. Identificando aquele lote que não está limpo, com vegetação alta, propicio a gerar algum risco. E na sequência encaminhamos ao IPDSA. No caso das fazendas próximas às rodovias, orientamos que os proprietários devem providenciar o caso do aceiro, para em caso de incêndio não atingir a propriedade”, afirma.