DEL é uma iniciativa do Sebrae para explorar o melhor da cidade na cultura, no turismo e em vários setores
Sem educação, não há desenvolvimento. Com essa premissa, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançou o programa de Desenvolvimento Econômico Local (Del), uma metodologia nacional, que trabalha com os atributos do município que serão a base para uma estratégia de desenvolvimento.
A oficina de trabalho realizada na sede do Sebrae, contou com a participação de representantes das secretarias Municipais de Educação, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovações Tecnológicas, da Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB) e do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA). Também estiveram presentes funcionários da Fundação Cultural Acia e da Companha Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM).
O consultor do Sebrae, Claudio Ramos, comenta que a parceria com a Prefeitura através da Fundação Cultural Calmon Barreto, viabilizou a realização do curso que reuniu 20 participantes. “O Del são símbolos que fazem parte da identidade da cidade e isso contribui para a criação de produtos e serviços com maior valor agregado seja na cultura, no turismo ou nos eventos”, ressalta.
Régia Côrtes, presidente da FCCB, avalia positivamente a realização da oficina de trabalho. “Entendo o Del como uma ferramenta de orientação, pesquisa, trabalho sério e competente. O Desenvolvimento Econômico Local propõe ações que serão benéficas para a cultura e o turismo de Araxá”, enfatiza. De acordo com a servidora de apoio pedagógico e administrativo, da Secretaria de Educação, Sueli Ramos, o curso abre a visão para o setor ser inserido em todos os aspectos econômico, cultural e turístico. “Estamos observando um lado empreendedor para desenvolver um projeto municipal com integração entre os setores”, completa.
Para o engenheiro de meio-ambiente da CBMM, Paulo de Tarso Gonçalves Nolli, o curso contribui com a integração das empresas de Araxá. “Através dessa parceria, a gente pode desenvolver algum programa para melhorar o desenvolvimento da cidade”, reforça.