Minas no Foco

Revitalização da Praça Governador Valadares representa um resgate histórico para Araxá

Houve restauro do piso de placas de concreto no anel central, limpeza com jateamento de água pressurizada e clareamento dos pisos de calçada portuguesa

Após passar pelo trabalho de revitalização, a Praça Governador Valadares, um dos mais importantes cartões postais da cidade, foi entregue à comunidade. A solenidade contou com as presenças do prefeito Aracely de Paula, dos secretários e assessores municipais, do arquiteto responsável pelo projeto Dirceu Inácio da Cunha Júnior; do Comandante do 37º Batalhão da Polícia Militar Tenente-coronel Ademir Fagundes; do vereador Alexandre Carneiro de Paula e dos vereadores eleitos Maristela Dutra, Ricardo Assis e Moacir Santos.

A presidente da Fundação Cultural Calmon Barreto, Régia Côrtes, disse que “o projeto de restauração foi cuidadosamente direcionado para que a fidelidade à memória histórica fosse respeitada, buscando manter a originalidade da década de 1940, quando a praça foi construída”. O serviço de restauração foi coordenado pelo arquiteto Dirceu Inácio da Cunha Júnior que observa o olhar cuidadoso da Administração quando se trata de restaurar e revitalizar um patrimônio histórico e tombado.

Para o prefeito Aracely que entrega mais uma obra à população, ”a Praça Governador Valadares transmite um sentimento diferente, é um dos belos cartões postais da nossa cidade e repassá-lo aos donos da praça, que é o povo, me deixa orgulhoso e muito grato de poder ajudar a preservar nossos patrimônios históricos, culturais”.

A reforma contemplou o restauro do piso de placas de concreto no anel central, limpeza com jateamento de água pressurizada e clareamento dos pisos de calçada portuguesa, com correção e revitalização de pergolados e dos bancos de concreto. Houve plantio de grama, árvores e arbustos, foram colocados vasos ornamentais e instalados 50 postes em estilo republicano com lâmpadas de LED. O obelisco central recebeu seis refletores, piso de placas de concreto e grades de proteção.

Compartilhe esta notícia:

Related Posts