Segundo coordenação, irresponsabilidade dos criadores agrava o problema na cidade e zona rural
A Prefeitura de Sacramento, no Triângulo Mineiro, através da Superintendência de Saúde, realiza o controle de cachorros de rua. De acordo com o responsável pelo setor, da área de Vigilância Ambiental, Wanderley Ramalho, são realizadas, por dia, de duas a três castrações. “Damos preferência para as fêmeas, porém ao irmos a um local mais distante, já castramos também os machos”, informa.
Para ele, o grande problema da super população destes animais, é o fato de que não há responsabilidade por parte dos criadores. “É gente demais que solta os filhotes nas ruas. Devido a isto, temos hoje mais de 800 cachorros de rua”, lamenta.
Wanderley inclusive aproveita a oportunidade, para pedir aos donos de cães, que os castrem, a fim de evitar este cenário. “As pessoas têm de ter uma posse responsável”, pontua. Ele avisa que, quem tiver interesse em adotar um cãozinho, deve se dirigir à Clínica Veterinária Alquimia, localizada na avenida Benedito Valadares, 379, e falar com a veterinária Carla Resende de Menezes.
“As castrações são feitas lá, e a pessoa pode escolher o bichinho, que será devidamente castrado e entregue ao interessado”, destaca.
C/ Ascom