Local era usado para guardar objetos inservíveis e ainda alguns caixas de papelão e papeis velhos
Uma sala da Unidade de Saúde do Setor Norte (Uninorte), no Urciano Lemos, em Araxá, no Alto Paranaíba, pegou fogo no começo da noite de terça feira (30). O incêndio pode ter sido criminoso.
O fogo destruiu papéis que estavam nessa espécie de almoxarifado, além de móveis e ventiladores quebrados, que estavam armazenados nesse espaço. O Corpo de Bombeiros foi acionado ao local, ainda agentes da secretária municipal de segurança e cidadania e o gestor da pasta, Élvio Bertoni.
A secretária de saúde e vice-prefeita, Lídia Jordão, também foi chamada ao local e acompanhou os trabalhos na Uninorte. Segundo ela, felizmente, não havia documentos e objetos importantes dentro dessa sala.
“Eram materiais inservíveis, porque no sistema público você não pode fazer o descarte a medida que o material se torna inservível. É preciso esperar um tempo, lavrar termos. Então se acumulou esses materiais e alguns papeis de artigos já sem utilidade. Felizmente não tivemos prejuízos”, explica.
Sobre as causas do fogo, Lídia conta, que segundo os Bombeiros e os agentes da pasta de segurança e cidadania, o caminho das investigações segue para algo provocado. “A suspeita é que tenha havido alguma remessa de material que inflamou ao ser jogado por um vidro que foi quebrado. Mas nada comprovado, nós não temos uma pista inicial. Nosso secretário Doutor Bertoni está tomando as providências para verificar as conseqüências maiores e as providências que precisam ser tomadas”, ressalta.
A estrutura das unidades de saúde Norte, Sul e Leste, construídas no meio da década de 90, é algo que preocupa a gestora da saúde, Lídia Jordão. Esse assunto já vem sendo tratado dentro da administração municipal, garante a secretária e vice-prefeita.
“Principalmente as unidades básicas com mais tempo de construção, estão sendo objetivo de planejamento de reformas, mais especificamente a Unisul que tem apresentado problemas por causa da chuva e a Uninorte, que é uma unidade muito visitada e que acolhe equipes de saúde da família. Elas tem prioridade de ser reformadas no primeiro semestre de 2015”, finaliza.