Empresa é parceira da iniciativa para recuperar áreas verdes e de preservação permanente
Interessada nas questões de preservação ambiental em sua região de origem, a Satis integrou-se recentemente a uma mobilização voltada a recuperar nascentes em Araxá (MG). Especialista em soluções de nutrição vegetal, a empresa colabora com maquinário e operadores para escavação dos buracos para plantio das espécies nativas do cerrado nas áreas verdes ou de preservação permanente que estão degradadas.
De acordo com o zootecnista e educador ambiental responsável pelo Projeto de Recuperação de Nascentes Urbanas, Gerê Alves, em torno de 500 mudas já foram plantadas desde o ano passado em nove áreas do município e para 2021, além da manutenção dos locais recuperados, mais outros três receberão cuidados. No município de Araxá existem mais de 150 nascentes urbanas e o projeto de recuperação é uma iniciativa da Mosaic Fertilizantes, do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA) e da Uniaraxá – Centro Universitário do Planalto de Araxá.
A Satis, ao manifestar interesse pela ação, foi convidada a participar por Gerê Alves, que atua no Centro de Educação Ambiental da Mosaic. O trabalho consiste no mapeamento das áreas a serem recuperados, avaliação do impacto ambiental provocado pela degradação, análise da água e intervenção para recuperação dos locais.
Alves explica que pela legislação municipal e plano diretor municipal os loteamentos em Araxá devem ter uma área verde preservada e cercada, mas nem todos, principalmente os loteamentos mais antigos, estão com as estruturas adequados. Agora, além da recuperação, o programa, a partir do próximo ano, também terá como foco o desenvolvimento de uma conscientização sobre a preservação ambiental.
“Vamos trabalhar com a comunidade do entorno e com as escolas”, afirma o educador ambiental. Para presidente da Satis, José Ribeiro do Nascimento, é importante que toda a sociedade colabore e participe da construção de uma mudança de mentalidade sobre os cuidados com o meio ambiente. “Além de contribuir diretamente neste movimento, queremos também é incentivar outras empresas e população a se engajarem à causa. Pois, todos devem contribuir na preservação de nossos bens hídricos, seja recuperando uma nascente ou reduzindo o desperdício de água em casa”.